São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Um Menino Chamado Charlie Brown
Bandeirantes, 13h20.
(A Boy Named Charlie Brown). EUA, 1969, 80 min. Direção: Bill Melendez. Charlie Brown, chefe de fila da série de tiras Peanuts, é um dos personagens marcantes da segunda metade do século, nas histórias em quadrinhos ou não. Aqui, sua turma (Linus, o cãozinho Snoopy e os outros) acompanha Charlie a um concurso de ortografia para crianças do primário. Às vezes, tiras não têm destino muito feliz ao passar para o cinema. Aqui não é o máximo, mas deu certo.

A Fantástica Fábrica de Chocolate
SBT, 14h.
(Willie Wonka & the Chocolate Factory). EUA, 1971, 100 min. Direção: Mel Stuart. Com Gene Wilder, Jack Albertson. Menino pobre se entope de chocolates em busca de barra premiada, que dá direito a visitar uma mítica fábrica de doces. Veterano de todas as sessões da tarde, ainda prende a atenção da garotada. O filme é baseado em livro de Roald Dahl, que também é co-roteirista. Isso o ajuda a superar as limitações de seu ator principal. No mais, não precisa nada além do título: só com ele, a garotada já começa a babar.

Babe - O Porquinho Atrapalhado
Globo, 15h25.
(Babe). Austrália, 1995, 94 min. Direção: Chris Noonan. Com James Cromwell, Magda Szubanski, Zoe Burton. Fábula sobre um porquinho, animal rejeitado, em que um dono, talvez lunático, vê um perfeito cão pastor. A rigor, um filme sobre a diferença -a aceitação da diferença- feito em tom de história infantil, mas que pode ser apreciado igualmente por adultos.

O Juízo Final
Record, 22h.
(Judge and Jury). EUA, 1995, 87 min. Direção: John Eyres. Com David Keith, Mattin Kove, Tomas Ian Nichols. Antes de ser executado, assaltante profere seu último desejo: voltar do além para acertar contas com todos os que causaram sua desgraça. Em particular com um jogador que estava no local e participou de sua prisão. Bem, tempos depois, o morto surgirá para assombrar o jogador. Série "Z".

Sete Anos no Tibete
Bandeirantes, 23h.
(Seven Years in Tibet). EUA, 1997, 135 min. Direção: Jean-Jacques Annaud. Com Brad Pitt, David Thewlis, Mako. Alpinista austríaco e nazista dispõe-se a escalar um pico altíssimo por razões basicamente egoístas. Mas ele cai prisioneiro dos ingleses. Foge, mendiga e acaba como discípulo do Dalai Lama, para sua sorte, pois esse será o seu caminho para o encontro da paz interior. Começa aí nosso azar, pois, enquanto o filme desenvolve o registro da aventura, podemos aguentar, mesmo que penosamente, mas quando Brad Pitt se torna um homem meditativo aí temos a certeza de que todos os limites foram ultrapassados. Enfim, uma produção "A", cuidada e sem relevância. Legendado. Inédito.

Intercine
Globo, 2h10.
Fecha a semana o preferido dos votantes entre "007 - Marcado para a Morte" (Inglaterra, 1987, de John Glen, com Timothy Dalton, Maryam D'Abo) e "007 -Os Diamantes São Eternos" (Inglaterra, 1971, de Guy Hamilton, com Sean Connery, Jill St. John).

O Manipulador de Paixões
Globo, 4h25.
(L'Orso di Peluche). França/ Itália, 1994. Direção: Jacques Deray. Com Alain Delon, Francesca Dellera. Médico bem-sucedido como profissional e como sedutor, Delon começa a receber tenebrosas ameaças de morte, o que o leva a reavaliar seu comportamento. Três motivos que justificam ao menos um zapping: Deray já dirigiu bons filmes; Delon é Delon; o filme é baseado em romance de Georges Simenon. Agora, com esse título que deram no Brasil, não há quem vá por diante.

FILMES

No reino dos corpos ardentes

Uma cruzada de pernas pode ser muito, mas não é tudo. Se quem cruza as pernas é Sharon Stone e está sem calcinha, melhor ainda. Mas não é tudo.
Se "Instinto Selvagem" (Cinemax, 1h15) fala de sexo de maneira ardente sem nunca ser vulgar, isso se deve em grande parte a seu diretor, Paul Verhoeven.
Pois o argumento do filme é quase nada (policial apaixona-se por bela suspeita). Mas o encanto de "Instinto" vem da radicalidade do olhar, da capacidade de caminhar sobre esse fio de navalha, onde tudo pode ser e não ser ao mesmo tempo.
Por isso esse não é um filme "sobre" sexo, mas "no" sexo. Ali onde o mistério dos seres é mais intenso e irredutível. É isso que cria o encanto daquele já clássico cruzar de pernas. (IA)

BIOGRAFIA 1
Canal Brasil homenageia José Mojica Marins


A trajetória do cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, é o tema de "Retratos Brasileiros" (Canal Brasil, 23h30). Mojica fala da carreira, acompanhado por colegas de ofício. Na sequência, vão ao ar três de seus filmes, entre eles "À Meia-Noite Levarei Sua Alma".

BIOGRAFIA 2
Programa do GNT conta as histórias de Sam Shepard

Ganhador do prêmio Pulitzer de literatura e nomeado para um Oscar por suas atuações na frente das câmeras, o escritor, ator e diretor de cinema Sam Shepard, 56, é o tema do programa "GNT Especial - Sam Shepard: a Verdadeira História", que vai ao ar hoje, às 23h.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Lua cheia de agouro
Próximo Texto: Mônica Bergamo: A vida continua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.