São Paulo, sábado, 13 de outubro de 2001

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TELEVISÃO

Telespectador rejeita enlatados e musicais

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Telenovelas estrangeiras, programas de compras, especiais musicais, de teatro ou de ópera, concertos e biografias são os produtos da TV mais rejeitados pelos telespectadores brasileiros, segundo pesquisa do Ibope realizada neste ano com 10.624 pessoas de 12 a 64 anos.
Segundo a pesquisa, que se chama TGI (Target Group Index), 68% dos entrevistados disseram que nunca assistem a novelas produzidas em países latinos, como México e Colômbia. A rejeição atinge 81% em Brasília. Em São Paulo, onde 66% dos entrevistados afirmaram detestar dramalhões, o SBT vem ofuscando a novela das sete da Globo com tramas infantis mexicanas que atingem até 25 pontos no Ibope.
No ranking dos produtos mais rejeitados ainda aparecem atrações sobre casa e decoração, programas eróticos, boletins sobre turismo e negócios e filmes de ficção científica. Superam até programas religiosos, com rejeição de 52% na média nacional (e aceitação de 39%). Fortaleza é a capital mais tolerante em relação aos padres e pastores eletrônicos: só 36% disseram nunca ver esse tipo de programa.

OUTRO CANAL

Nariz
Faltou interpretação ao elenco da nova versão do "Sítio do Picapau Amarelo", que estreou ontem de manhã na Globo. Mas "sobrou" ibope: segundo dados preliminares, o programa deu média de 17 pontos na Grande São Paulo.

Caneta
Amaury Júnior deve assinar contrato com a Record na próxima segunda-feira. Antes do final do ano, terá um programa diário, da 0h à 1h. O negócio só emperra se Amaury não conseguir resolver sua rescisão de contrato com a Band.

Plástica
A Globo vai reduzir o volume dos "cabelos das arábias" de Giovanna Antonelli em "O Clone". A direção artística da emissora achou o visual da atriz um tanto "over".

Acorde
A Record comprou os direitos de exibição em TV do show que Eric Clapton faz hoje no Rio de Janeiro. O especial será exibido no final do ano.

Bola
Executivos da Record confirmam o interesse em exibir a Copa de 2002, mas dizem que as negociações com a Globo não estão assim tão avançadas. A Record só aceita a Copa por um "preço justo" e se julgar viável o retorno publicitário do investimento.

E-mail: daniel.castro@uol.com.br


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