São Paulo, sábado, 13 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

depoimento

Existência do ator é uma honra para nós

WALMOR CHAGAS
ESPECIAL PARA A FOLHA

Paulo Autran é mais do que um grande ator, é um estilo. É impossível desvincular Paulo Autran da moderna forma de atuar dos nossos atores, que começou com a introdução de Stanislavski por diretores estrangeiros no TBC, ao mesmo tempo em que diretores, também estrangeiros (Lee Strasberg, Elia Kazan), introduziam o método nos EUA, lá aplicado ao cinema.
No Brasil, foi no teatro que vimos essa nova atuação cinematográfica, interiorizada, econômica na expressão das emoções. E Paulo representou essa modernidade internacional em todas as suas atuações: percebia-se, pela primeira vez, que havia inconsciente freudiano nos personagens que representava, ou seja, eles pensavam antes de falar. Sempre admirei tanto o "estilo Paulo Autran" que me cuidava ao atuar para não parecer que o estivesse "copiando", quando, sem querer, talvez estivesse. É uma honra para nós, brasileiros, a sua existência em nossos palcos.


WALMOR CHAGAS , 76, é ator e foi colega de Autran no TBC


Texto Anterior: Grupo fará homenagem ao ar livre
Próximo Texto: Depoimento: Nossa geração vai perdendo sua infantaria
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.