São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Benicio del Toro e Wim Wenders vêm à Mostra

Ator que ganhou Oscar promove longa "Che", de Soderbergh; diretor alemão apresenta seleção de 15 filmes e seu mais recente título

DA REPORTAGEM LOCAL

A 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa na quinta, confirmou a presença de dois convidados de peso, o ator porto-riquenho Benicio del Toro e o diretor alemão Wim Wenders.
Já a grande atração nacional é a primeira exibição de "Garapa", documentário de José Padilha e mais recente produção do diretor, que viu seu "Tropa de Elite" ser premiado no Festival de Berlim deste ano.
A organização da Mostra divulgou as novidades em entrevista coletiva anteontem, no Unibanco Arteplex, com a presença de Leon Cakoff, diretor do evento, e Renata Almeida, co-diretora, entre outros.
No site www.mostra.org, a programação completa, com sessões e horários, deve estar disponível hoje, já que é o primeiro dia em que os espectadores podem ir à central da Mostra (no Conjunto Nacional) retirar seus ingressos para as primeiras sessões.
Os debates e lançamentos de livros agora vão acontecer no anexo do Espaço Unibanco. Em outras edições, aconteciam em um lounge no shopping Frei Caneca.

Convidados
Del Toro vem para apresentar "Che", de Steven Soderbergh", longa que conta a vida do revolucionário. O filme passa nos dias 30, no Cine Bombril, e 31, no Cinesesc. Pela atuação, Del Toro ganhou o prêmio de melhor ator na mais recente edição do Festival de Cannes. Ele também já foi premiado com o Oscar de ator coadjuvante por "Traffic", do mesmo diretor, em 2001.
Já Wenders inaugura uma programação chamada "Carta Branca", em que selecionou 15 títulos, entre clássicos -"A Rotina Tem Seu Encanto", de Yasujiro Ozu, e "O Pequeno Soldado", de Jean-Luc Godard, por exemplo- e recentes -como "Longe Dela", de Sarah Polley. O diretor alemão estará em São Paulo entre os dias 20 e 22. Seu mais recente longa, "Palermo Shooting", será exibido na Mostra.
Na entrevista, também foi anunciado o júri internacional, formado pelos cineastas Nicolas Klotz ("A Questão Humana"), Jorge Bodanzky ("Iracema, Uma Transa Amazônica"), Samira Makhmalbaf ("A Maçã") e Hugh Hudson ("Carruagens de Fogo") e pelo produtor Meinolf Zurhorst, do canal alemão ZDF.
"O filme mais comentado no Festival de Veneza", segundo Cakoff, "Terra Vermelha", de Marco Bechis, será o filme de abertura da Mostra, para convidados. Co-produção Brasil-Itália, o filme rodado em Mato Grosso do Sul tem índios como protagonistas. O encerramento, no dia 30, terá show da atriz e cineasta portuguesa Maria de Medeiros. Ela cantará composições de Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil. (MG)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Literatura: Pedro Gutiérrez discute ofício em Porto Alegre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.