São Paulo, quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Canção de Chico sobre separação inspira drama

"O Abismo Prateado" usa "Olhos nos Olhos" como ponto de partida

No filme de Karim Aïnouz, Alessandra Negrini é abandonada pelo marido por meio de mensagem no celular

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DO RIO

A história é conhecida: quando ele a deixou, dizendo-lhe para ser feliz e passar bem, ela "quis morrer de ciúme", quase enlouqueceu. Esse drama feminino da letra de "Olhos nos Olhos", de Chico Buarque, ganhou versão cinematográfica em "O Abismo Prateado", de Karim Aïnouz ("O Céu de Suely"), que passa no Festival do Rio após estrear em Cannes.
A letra é personificada por Violeta (vivida por Alessandra Negrini), 40, dentista, mãe de um adolescente. Abandonada pelo marido inesperadamente, por meio de uma mensagem no celular, ela surta e sai vagando pela noite da zona sul carioca. "Eu queria investigar o que é essa sensação da separação bruta, dessa perda que é como uma morte de corpo ausente", diz Aïnouz à Folha.
O diretor descreve seu estilo como de muita ação e pouco diálogo, "com a personagem em movimento quase o tempo inteiro". Aïnouz, que fez o projeto a convite do produtor Rodrigo Teixeira, diz ter sido "um desafio bonito pensar em um filme a partir de uma música".
"Não tinha a menor ideia de que fosse funcionar, mas achei uma provocação interessante. O ponto de partida foi a música, mas o conceito fundador é o universo de Chico Buarque, e acho que há pessoas que vão querer ver o filme por isso." "Olhos nos Olhos" está presente no filme com arranjos modificados (com "menos rancor", segundo o cineasta) e interpretação de uma cantora nova, Bárbara Eugênia.
"Ela tem uma voz jovem, então tem uma coisa mais aerada. Eu achava isso importante: que o filme terminasse apontando para um lugar que não fosse o da raiva, da dor."
Seu próximo projeto é "Praia do Futuro", roteiro próprio que filmará em 2012 e que está ligado ao local do título, em sua Fortaleza natal. Para o filme, diz ter se inspirado em outra canção: "Heroes", de David Bowie. Na sequência, pretende filmar, em inglês, "The Beauty of Sharks", que deve ter a participação de Faye Dunaway.

O ABISMO PRATEADO
DIREÇÃO Karim Aïnouz
PRODUÇÃO Brasil, 2011
COM Alessandra Negrini, Thiago Martins, Gabi Pereira
ONDE hoje, às 15h15, no Pavilhão do Festival; amanhã, às 17h50 e 22h10, no Estação Vivo Gávea; sáb., às 14h e 19h, no Roxy
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Texto Anterior: Antifotografia
Próximo Texto: Crítica/Documentário: Coutinho cria beleza até com canções desafinadas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.