|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
LIVRO - LANÇAMENTOS
Schnitzler mostra a anatomia da loucura
JOSÉ GERALDO COUTO
da Equipe de Articulistas
Mesmo que não
fosse um filme esplêndido, "De
Olhos Bem Fechados" teria o mérito
de trazer de volta à
baila o austríaco
Arthur Schnitzler
(1862-1931), um
dos grandes escritores do século.
Enquanto não
pode publicar a
novela que inspirou o filme de Kubrick, "Breve Romance de Sonho" (leia texto ao lado), a Companhia das Letras está
reeditando outras obras importantes do autor, que estavam há
tempos fora de circulação: a novela "O Retorno de Casanova" e a
coletânea "Contos de Amor e
Morte".
A primeira foi escrita entre 1915
e 1918, e a segunda reúne narrativas que Schnitzler escreveu entre
1887 e 1917 e que foram reunidas
em um livro póstumo.
"O Retorno de Casanova" é
uma reconstituição ficcional do
momento em que, aos 53 anos, o
célebre conquistador Giovanni
Giacomo Casanova (1725-98) está
prestes a conseguir voltar para
sua Veneza natal, de onde foi banido depois de fugir da prisão.
Dividido entre, de um lado, a
orgulhosa construção de uma auto-imagem aristocrática e, de outro, a humilhação de submeter-se
aos senhores de Veneza, Casanova se vê às voltas com um conflito
interior ainda mais profundo,
aquele que opõe a melancolia serena do velho à compulsão erótica do inquieto conquistador.
Casanova recusa-se a envelhecer -e essa recusa produz o trágico, o cômico e o patético de sua
situação, que Schnitzler explora
com sutileza e perspicácia, transitando habilmente entre a ação do
herói e suas fantasias.
O trânsito entre o "real" e a fantasia -seja ela sonho, pesadelo
ou alucinação- é também o fio
que une os "Contos de Amor e
Morte", conferindo-lhes uma atmosfera estranha e peculiar.
Schnitzler, estudioso dos desvãos da mente humana, empreendeu na ficção um trabalho
de prospecção análogo ao que
Freud realizava paralelamente na
teoria e na prática clínica.
Organizados por ordem cronológica, os "Contos de Amor e
Morte" mostram bem o desenvolvimento desse trabalho investigativo, que se torna cada vez
mais sutil e sofisticado do ponto
de vista literário.
A diferença entre os primeiros
contos e os últimos é o refinamento da passagem entre os vários planos de percepção do real,
de tal maneira que, diante das
narrativas mais recentes, nos sentimos imersos num mundo em
que é impossível distinguir o que
é real do que é projeção subjetiva.
Já nos primeiros contos, que
tratam quase sempre de adultérios no seio da burguesia vienense, Schnitzler constrói um universo fortemente moldado pela subjetividade dos personagens.
A partir daí, manipulando com
crescente maestria o ponto de vista, o escritor apresenta situações
invariavelmente filtradas por personagens-narradores "não confiáveis".
Sua prosa, mesmo quando simula uma naturalidade displicente, é de uma precisão diabólica, só
dando a ver aquilo que interessa à
caracterização dos personagens
ou à criação de uma singular atmosfera de pesadelo.
O livro começa bem e vai melhorando sem parar até chegar à
obra-prima que é o conto longo
"Fuga para a Escuridão", narrativa terrível da luta de um homem
contra a própria loucura.
Avaliação: ("Retorno...'); ("Contos...')
Livro: O Retorno de Casanova
Autor: Arthur Schnitzler
Tradutor: Gunther H. Wetzel
Editora: Companhia das Letras
Quanto: R$ 15 (117 págs.)
Livro: Contos de Amor e Morte
Autor: Arthur Schnitzler
Tradutor: George Bernard Sperber
Editora: Companhia das Letras
Quanto: R$ 26,50 (303 págs.)
Texto Anterior: Livro ganha edição ampliada Próximo Texto: Romance sai em julho do ano 2000 Índice
|