São Paulo, domingo, 13 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo ‘implanta’ prédios em ‘Belíssima’

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

"Belíssima" quebrou uma tradição nas novelas das oito da Globo. Sua cidade cenográfica parece cidade de verdade, não uma vila.
Para dar realismo a uma rua paulistana construída no Projac, no Rio, a Globo está usando efeitos especiais. Por computação gráfica, "implanta" na paisagem cenográfica prédios que realmente existem em São Paulo.
A rua tem nove metros de largura. É onde fica a oficina de Pascoal (Reynaldo Gianecchini), próxima de uma ladeira em que passam carros velozes, como no trânsito paulista. A ladeira dá impulso aos veículos, que, assim, fazem menos ruídos e interferem menos.
Segundo a cenógrafa May Cordeiro, os prédios que aparecem em terceiro e quarto planos são fotografias implantadas nas cenas. Um novo software altera a perspectiva dos prédios fotografados. Assim, conforme a câmera se move na cena, os prédios também mudam. Já os edifícios de primeiro e segundo planos foram construídos no Projac, mas só até o quinto andar. Computação gráfica em 3D os torna maiores. "Nossa proposta foi a de tirar a história da vila", diz May.
Produtor de efeitos visuais, Tony Cid afirma que foram feitas mais de mil fotos de São Paulo, em diferentes horários, para captar a variação de luz. "A gente transferiu para a novela prédios de bairros diferentes, criando uma nova geografia. É um trabalho de colagem", diz Cid.

OUTRO CANAL

Escala A Globo fechou o elenco de "Toma Lá Dá Cá", especial de fim- de-ano escrito por Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, na linha do extinto "Sai de Baixo". Os casais protagonistas serão o próprio Falabella com Adriana Esteves e Diogo Vilela com Deborah Bloch. A gravação será nesta terça e quarta. Trata-se de uma comédia com casais formados por ex-parceiros comuns.

Cleos Cléo Pires será Cleópatra, Osmar Prado "ressuscitará" Napoleão, Pedro Neschling encarnará Elvis Presley, e o "casseta" Reinaldo viverá Santos Dumont. Os quatro farão isso em "Clara e o Chuveiro do Tempo", infanto-juvenil com quatro episódios que a Globo exibe em dezembro e janeiro. Na história, uma menina, com uma máquina do tempo, resgata figuras históricas.

Temperatura O "Caldeirão do Huck" não será gravado na praia neste verão, ao contrário dos últimos anos. Assim, o programa ficará mais "quente". É que, na praia, dois meses de programa teriam que ser gravados em uma única semana, para reduzir custos. Em estúdio, são gravadas duas edições a cada 15 dias.

Esperta Luciana Gimenez deve aparecer muito na tela da Globo, pelo menos no Rio de Janeiro, no início de 2006. Na última segunda- feira, ela gravou no Projac vinheta de Carnaval da escola de samba Imperatriz Leopoldinense, da qual é rainha da bateria.


E-mail-
dcastro@folhasp.com.br


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Picardias estudantis
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.