São Paulo, sábado, 13 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

MARCOS FLAMÍNIO PERES - marcos.flaminio@grupofolha.com.br

Eletrônicos serão 25%

Em cinco anos, cerca de 25% dos livros vendidos nos maiores mercados consumidores do mundo serão em formato digital. O estudo a que a coluna teve acesso, feito pela consultoria Bain & Company, ouviu 3.000 pessoas em seis países -EUA, Coreia do Sul, Reino Unido, Alemanha, Japão e França. Segundo Patrick Béhar, um dos coordenadores, a expansão será mais rápida nos dois primeiros, enquanto na França será mais lenta. Tablets como o iPad deverão responder por dois terços a três quartos desse total, enquanto o restante ficará com e-readers como o Kindle.



RECORD COMPRA HOUELLEBECQ
Ganhador, nesta semana, do mais cobiçado e tradicional prêmio literário de língua francesa -o Goncourt-, o romance "La Carte et le Territoire" (o mapa e o território), de Michel Houellebecq, teve seus direitos adquiridos no Brasil pela editora Record.
Primeira ficção que ele lança desde 2005, narra a história de Jed Martin, pintor e filho de célebre arquiteto que faz sua obra a partir de mapas da Michelin.
O próprio autor, famoso por suas opiniões polêmicas quanto a sexo, terrorismo e religião, se pinta no livro -mas como alcoólatra e deprimido. Ele escreveu "Partículas Elementares" e "Plataforma", entre outros.

Divulgação
BRUXO MIDIÁTICO
"Harry Potter e a Pedra Filosofal" e "Harry Potter e a Câmara Secreta" saem em audiolivro no fim de novembro, pela ed. Rocco
Gógol revisado
Clássico da literatura russa do século 19, "O Capote e Outras Histórias", de Nikolai Gógol, será relançado no final do mês pela editora 34, com tradução revista por Paulo Bezerra. O volume também traz, do pai do realismo em seu país, "O Nariz" e "Diário de um Louco".

Skidmore histórico
Também no final do mês, sai em nova tradução pela Companhia das Letras "Brasil - De Getúlio a Castello (1930-64)", do brasilianista Thomas Skidmore (1932). Muito influente à época em que foi lançado (1967), o livro traz, na nova edição, cronologia e caderno de fotos.

Pelo continente
A Boitempo Editorial negocia com casas do México e da Venezuela a publicação, em ambos os países, de "Latino-americana - Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe". Ela já circula semanalmente no jornal argentino "Pagina 12".

Silvestre na França
Ganhador do Prêmio Jabuti de melhor romance e do Prêmio São Paulo de Literatura como romance de estreia, "Se Eu Fechar os Olhos Agora" (ed. Record), do jornalista Edney Silvestre, também será publicado na França -pela editora Belfond.


Texto Anterior: Livros: Crítica/Conto: Dor, culpa e morte perpassam as histórias de Julio Cortázar
Próximo Texto: Livros: Ficção
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.