São Paulo, Segunda-feira, 13 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Sitcom" é tragédia de costumes

CRISTIAN AVELLO CANCINO
free-lance para a Folha

O pai passa o tempo pesquisando as "deformações da raça" na virada do século; o filho, no meio de um jantar em família, se anuncia homossexual; a filha, Sofia, fica paraplégica e se excita dando porrada no namorado; a mãe se esforça em contemporizar. No epicentro deles há um rato; na periferia de suas relações, uma empregada espanhola, com seu marido negro e homossexual, e o namorado de Sofia.
Eis o núcleo da família do francês "Sitcom - Nossa Linda Família", de François Ozon, uma comédia de humor negro que se inclina, à primeira vista, sobre o tema da desagregação familiar parodiando aquelas séries televisivas (sitcoms) que se configuram como relatos de costumes.
Tudo parece ser circunstancial nesses universos domésticos-midiáticos, assim como no criado por Ozon e pelos excelentes atores do elenco de "Sitcom". A família, como indica o senso comum, deveria nos prover da sabedoria necessária para o confronto com a vida coletiva, fundamentada hoje em relações normatizadas cujo liame é mantido, a duro custo, por anseios pecuniários, interesses que não dizem respeito ao afeto.
Na maioria das famílias há a mãe, desinteressada, e o pai, a primeira referência de poder (como já enunciaram Freud e Kafka), mas em "Sitcom" as referências se ausentam. O pai aconselha os filhos com frases do tipo "não se deve contar os pintos antes de os ovos chocarem" ou "a noite é a melhor conselheira".
Jean, o pai, lê o conservador "Le Monde", fala pouco, finge não ver o desajuste doméstico que se encaminha gradativamente para a tragédia. No fundo, as situações descontroladas do filme até divertem, mas deixam um bojo de inquietação, talvez até por causa do desequilíbrio berrante dos personagens, da maneira natural como a tragédia se instala no lar. Como diria Jean, o pai, ao final da sessão: "É melhor uma verdade do que duas mentiras".


Avaliação:   

Vídeo: Sitcom - Nossa Linda Família
Título original: Sitcom
Produção: França, 98
Distribuição: Cult Filmes


Texto Anterior: Filme retrata minorias na França
Próximo Texto: Novidades em VHS e DVD
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.