São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série "Espaços" trata da obra de arquitetos

DA REPORTAGEM LOCAL

A história da arte brasileira ganha corpo com o lançamento hoje de seis novos volumes da série "Espaços", da Cosac & Naify. Coordenada pelo crítico de arte Rodrigo Naves, a coleção pretende mapear a produção nacional em artes visuais construindo um mosaico atemporal.
A nova fornada, além de trazer livros sobre dois importantes artistas modernos, Flávio de Carvalho e Sergio Camargo, e um fotógrafo, Marc Ferrez, dedica-se à obra de três arquitetos -Joaquim Guedes, Vilanova Artigas e Vital Brazil.
Artigas (1915-1985) tem entre suas obras o edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e o ginásio do Morumbi. Vital Brazil (1909-1997) e ele são considerados marcos da arquitetura moderna brasileira.
Guedes é um arquiteto, urbanista e professor atuante desde a década de 50.
Marc Ferrez (1843-1923) teve papel importante na história da fotografia na virada do século 19. Ele retratou vistas e panoramas de norte a sul do Brasil, tornando-se um refinado "paisagista", segundo a autora.
A série "Espaços da Arte Brasileira" já lançou títulos sobre Volpi, Dacosta, Mestre Valentim, Goeldi e o neoconcretismo. Estão previstos para 2001 volumes dedicados a Burle Marx, Franz Weissmann, Jorge Guinle, Lúcio Costa e Mira Schendel.


Livros: "Flávio de Carvalho", por Luiz Camillo Osorio; "Joaquim Guedes", por Mônica Junqueira de Camargo; "Marc Ferrez", por Maria Inez Turazzi; "Sergio Camargo", por Ronaldo Brito; "Vilanova Artigas", por João Masao Kamita; e "Vital Brazil", por Roberto Conduru
Editora: Cosac & Naify
Quanto: preço não definido
Lançamento: hoje, às 19h
Onde: Centro de Arte Hélio Oiticica (r. Luís de Camões, 68, tel. 0/xx/21/242-1012, Rio de Janeiro)







Texto Anterior: Artes plásticas: Livro engrossa lista de contemporâneos
Próximo Texto: Principais títulos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.