São Paulo, sexta-feira, 13 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Governo estuda nova faixa de classificação

Divulgação/SBT
RETROSPECTIVA Denise Fraga grava, anteontem, cena de "O Ano da Glória", quadro que o "Fantástico" (Globo) exibe nos dias 22 e 29 e que terá participação do marqueteiro Duda Mendonça

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O Ministério da Justiça deve publicar na última semana deste ano, no "Diário Oficial da União", portaria que cria nova faixa de classificação de programas de TV, filmes, espetáculos e jogos eletrônicos. A nova faixa será a de produtos de entretenimento impróprios para menores de oito anos, intermediária entre a classificação livre e a de 12 anos (20h, na TV). Seu horário ainda não está definido, mas deverá ser 18h ou 19h.
A portaria deve ser assinada no próximo dia 20, durante a segunda reunião do Comitê Interinstitucional de Classificação Indicativa, criado em novembro e formado por representantes de igrejas, Poder Judiciário, cinema e televisão (Record e TVs públicas). A principal função do comitê é avaliar os critérios de classificação usados pelo Ministério da Justiça.
Atualmente, os programas de TV são classificados como livres (exibição até as 20h), impróprios para menores de 12 anos (veiculação a partir das 20h), 14 anos (21h), 16 anos (22h) e 18 anos (23h). As redes de TV entendem que a classificação, por ser indicativa, é apenas uma sugestão, mas uma liminar da Justiça Federal as obriga a cumprir determinação etária desde outubro.
A nova regra de classificação, que tem a oposição das redes de TV, não irá interferir em programas policiais e de auditório exibidos à tarde. Isso porque programas ao vivo e jornalísticos são dispensados de classificação prévia.

OUTRO CANAL

Cifra
O mercado especula que o missionário R.R. Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus, irá pagar cerca de R$ 2 milhões por mês para ocupar o horário nobre da Band, das 20h30 às 21h30, a partir de janeiro. Esse foi o valor que o evangélico propôs pela mesma faixa à Rede TV! _que recusou.

Areia 1
Exibido pela Record, o seriado "Turma do Gueto" pode mudar de emissora no ano que vem. A independente Casablanca, que o produz, estuda proposta de uma rede interessada no seriado. A produtora está infeliz com a Record, entre outras razões, porque a emissora não aceita pagar R$ 150 mil por episódio.

Areia 2
O principal entrave para a Casablanca é o protagonista, Netinho de Paula, que é contratado da Record. A saída seria substituí-lo. O resto, até o nome, pertence à Casablanca.

Faxina
O vespertino "Repórter Cidadão", que vem colocando a Rede TV! no segundo lugar do Ibope, ganha na semana que vem um cenário virtual. Uma parte do cenário terá como fundo paisagem de São Paulo, que muda de cor, acompanhando o entardecer.

Trovão
Devido à crise na América Latina, e particularmente da TV paga, os sinais em português e espanhol do canal The Weather Channel saem do ar no próximo dia 20.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Marta exporta botox pra América!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.