São Paulo, sexta-feira, 14 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERICA PALOMINO

CROCANTE: MODA FAZ RIO FERVER

E a sala de desfiles mais bonita do mundo está bombando. Depois do início dramático, na tempestade de terça na cidade, depois de dias nublados, o sol abriu e fez tudo ficar bonito de novo aqui nos jardins do Museu de Arte Moderna. A montagem do evento está melhor, e eles tiraram uma tenda da frente da Marina da Glória, liberando a incrível vista do Pão de Açúcar. Deu certo também a instalação do artista Luiz Philippe Carneiro de Mendonça, que em painéis "vestiu" a cidade, transformando as Cagarras numa bolsa, o Cristo Redentor num pingente e colocou um salto alto na pilastra do prédio de Affonso Eduardo Reidy. Muito lindo. Sem muitas celebridades globais por aí (ainda bem), Naomi Campbell e Mario Testino são os mais badalados. O fotógrafo foi tão assediado quanto seria Ronaldinho, na primeira fila de Patrícia Viera (que, por sua vez, fez um belíssimo desfile, levantando a qualidade do evento). A Maria Bonita também emocionou de novo, e a Sta. Ephigênia evoluiu, livrando-se de dramas em excesso e limpando a silhueta. O jovem coletivo OEstúdio flopou um pouco, acionando um estilo anos 90 demais, lembrando até a V.Rom de antigamente. O evento termina amanhã, e a gente se joga de volta para SP, onde na quarta começa a São Paulo Fashion Week. Arrasa.


A jornalista Erika Palomino viaja a convite do Fashion Rio

Colaborou Sergio Amaral, free-lance para a Folha

MANIFESTO PELO FIM DO "ADORO"
E eu não agüento mais esses fashionistas que ficam falando: "A-DO-RO!". É assim, quando a gente conta um caso engraçado e, em vez de a pessoa responder: "Que absurdo" ou "Que incrível", eles disparam o "A-DO-RO". Ou então quando a pessoa te encontra e, em vez de dizer assim "Oi" ou mesmo "Arrasa", mandam o tal "A-DO-RO"! Que falso!!! Mais falso do que isso, só mesmo "amada". Será que foi Sig Bergamin que espalhou essa praga? A gíria do momento entre os cariocas é "crocante", querendo dizer algo ou alguém chocante, maneiro, sensacional.

GISELE AGITA A ESTAÇÃO
A presença de Gisele sempre anima a temporada de moda, não? E como! Além da histeria habitual da mídia em torno dela, desta vez tem também trabalhos bacanas. Ela veio antes da temporada para fotografar um especial da revista "Vogue", celebrando seus dez anos de carreira. O diretor de arte Giovanni Bianco é o responsável pelo projeto, que tem grandes momentos e sai no dia 19, na São Paulo Fashion Week. Um deles é a realização de um antigo sonho do publisher Andrea Carta: fotografar no Projac da Globo, no meio da gravação de uma novela. Isso foi feito, sob as mãos do diretor Dennis Carvalho, durante um take de "Como uma Onda". Assim, Gisele teve como colegas de foto Hugo Carvana, Denise Del Vecchio e Alinne Moraes, fotografada aqui por Gui Paganini. Outro material que está levando o povo que viu às lágrimas é o de Paulo Vainer. Tanto que tudo pode até virar exposição na São Paulo Fashion Week em si. A modelo, que desfila hoje para a Colcci no Rio, ganha depois festa num barco ancorado na Marina da Glória.

CAROL TRENTINI PULA SPFW
A jovem top brasileira Carol Trentini decidiu pular a São Paulo Fashion Week. É que ela está bookada para vários desfiles na alta-costura de Paris. Carol está arrasando mesmo. É capa da "Vogue" Itália, sob as lentes de Steven Meisel, que adora sua nonchalance adolescente. Nas fotos, ela aparece como uma skate girl displicente e entediada. E muito fashion, claro. Carol estava linda na abertura do desfile de Patrícia Viera, no look mais bonito da coleção, parecia um sonho.

CONTOS DE FADA FASHION
A estilista carioca Isabela Capeto se joga no mundo dos contos de fada no inverno 2005 da SPFW, em seu desfile na quinta. Inspirada em histórias, como a de Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida, Ariel, de "A Pequena Sereia", e outros clássicos infantis, a estilista deve transportar mais uma vez os fashionistas para uma atmosfera de sonho. A coleção se chama "Princesa". A V.Rom também vem lúdica, depois de seu verão à la "Playboy". A marca masculina de Rogério Hideki e Vitor Santos olha para o longa-metragem "A Fantástica Fábrica de Chocolate", para o universo das compulsões, em que se incluem os chocólatras mas também os maníacos por exercício físico etc.

MAXIME PERELMUTER ARRASA NA TEMPORADA
Depois de ter feito o desfile masculino mais legal da última estação, Maxime Perelmuter continua subindo. Ele é o mais novo contratado da equipe de estilo da marca de surfwear Redley. O carioca investe no resgate de sapatos clássicos dos anos 80 e em uma divertida estampa de urso panda com make tipo Kiss. Já no desfile de sua British Colony na SPFW, Maxime se joga no militarismo urbano, na coleção batizada "Angeles de La Guerra", mix de alfaiataria e moletons.

LORENZO MERLINO NA "VOGUE" AMÉRICA!
Outro hype entre os fashionistas, Lorenzo Merlino está na "Vogue" América. Ele aparece na edição de janeiro, num artigo que lista os 50 melhores looks de atrizes de Hollywood em 2004. Tem Nicole Kidman e várias outras em looks de alta-costura, e Lolô veste a atriz Maggie Gyllenhaal (a da campanha da Miu Miu) com um tomara-que-caia (com nó no peito) da coleção africana do verão 2004 (no Brasil, a única loja que comprou o vestido foi a Novamente, do Rio). Na SPFW, lança uma linha de jeanswear.

OBA! TREVOR JACKSON TOCA EM SP
E sabe quem vem para a São Paulo Fashion Week? O DJ e produtor Trevor Jackson, de quem a gente vem falando aqui há tempos. Ele é o dono do selo hype Output, que lançou e fez decolar gente da nova geração electro-rock, como The Rapture, Black Strobe, Colder, Manhead e LCD Soundsystem. E também arrasou com seu CD da série "DJ Kicks", em 2002. Ele vem para tocar no lounge da Motorola, na sexta-feira do evento, e estão tentando uma noite com ele no D-Edge. Eu quero ficar amiga dele!!!

@ - epalomino@folhasp.com.br

Texto Anterior: Transformação: Ator emagrece 28 kg e engorda para "Batman"
Próximo Texto: Música: Você está pronto para a "nova" música?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.