São Paulo, segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

crítica

Leigos podem tropeçar em vocabulário

EDSON FRANCO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Quando o assunto é a música de John Coltrane, não há área cinzenta: ou o ouvinte se apaixona, ou não entende. Afinal, o que podem significar aqueles acordes de piano pouco definidos, que escondem a familiar estrutura do blues? Ou aquela bateria que mais comenta do que conduz? Ou o baixo erguendo mais texturas que alicerces? Ou o saxofone que paira sobre tudo isso em busca de uma experiência mais espiritual do que musical?
Responder a essas perguntas. É esse o desafio a que se propôs o jornalista Ashley Kahn em "A Love Supreme - A Criação do Álbum Clássico de John Coltrane". Como todo crítico musical aparelhado tecnicamente sabe, essa tarefa de traduzir idéias musicais para o público leigo costuma ser das mais complicadas.
Jornalista experiente, o autor faz tudo como manda o figurino. Ouviu família, músicos e técnicos que participaram da gravação.
Além disso, sua pesquisa permite saber o essencial da trajetória biográfica de Coltrane até dezembro de 1964, quando o saxofonista entrou no estúdio com seu quarteto clássico.
OK, somada ao caldeirão de estilos que influenciavam o músico na época, essa é a parte muito bem resolvida da obra. A coisa fica um pouco menos clara no momento em que o autor se enfia no lodaçal que é responder às questões do primeiro parágrafo. E aí, termos como "vamp", "métrica 3/4" e "double stops" se sucedem sem que o leitor tenha um glossário a que recorrer.
Para quem já era apaixonado pelo disco, o livro fornece os argumentos históricos e técnicos para justificar a paixão. Os demais têm uma introdução instigante, mas que deve ser completada com uma pesquisa para decifrar os conceitos teóricos.
Ainda não deu para entender tudo? Então, leia o livro, depois pegue o filme "Mais e Melhores Blues", de Spike Lee, e vá até uma cena de festa de casamento com a música de John Coltrane ao fundo. Visualmente, "A Love Supreme" é aquilo ali.


O jornalista EDSON FRANCO edita a revista "Galileu" e co-autor do livro "Música Popular Brasileira Hoje" (Publifolha)

A LOVE SUPREME - A CRIAÇÃO DO ÁLBUM CLÁSSICO DE JOHN COLTRANE
Autor:
Ashley Kahn
Editora: Barracuda
Quanto: R$ 44
Avaliação: bom


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Livro traz história da Impulse
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.