São Paulo, segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Modelos negros fazem protesto contra discriminação nas passarelas

CAMILA YAHN
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

Na última quinta-feira, mesmo dia em que os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo desfilaram para a grife TNG, no Fashion Rio, cerca de 15 modelos negros protestaram no local do evento, descontentes com a falta de espaço no mercado.
Assim como ocorre em outras semanas de moda, nacionais e internacionais, no Fashion Rio poucos modelos estiveram nas passarelas -uma média de um a dois por desfile.
"É preconceito mesmo. Acho uma miopia fashion", diz Tito Bessa Jr., dono da TNG, que, além de Taís e Lázaro, escalou mais seis negros para o desfile (ao todo, eram 52 modelos) -o maior índice do evento.
A "new face" Luana Martins, 19, também acha que o preconceito é o principal motivo para a exclusão de negros nas passarelas. ""Tem produtor que nem olha na minha cara. Já fui ignorada por algumas pessoas do meio", afirma. Luana fez testes para quatro desfiles no Fashion Rio e pegou apenas dois.
Muita gente culpa as agências de modelos pela pouca presença de negros nas passarelas. Para Laura Vieira, diretora da Ten Model, que conta com seis negras em seu casting, "muitas vezes, as negras são lindas, mas suas formas físicas mais privilegiadas não se enquadram no padrão fashion". Laura diz que sempre leva negras aos testes de seleção, mas elas raramente são escolhidas pelos estilistas.
Segundo Zeca Abreu, da Way Model, o mercado publicitário não se interessa pelos negros, o que acaba influindo nas passarelas. "Há uma desigualdade social absurda, e o mercado não é dirigido à comunidade negra. Se a gente tivesse demanda de clientes requisitando modelos negros, nosso casting também seria bem maior [de 100 modelos, três são negras]. É a lei da oferta e da procura", diz.


Texto Anterior: Redley e TNG tiram Fashion Rio do tédio
Próximo Texto: "Lost" estréia pela metade nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.