São Paulo, quinta, 14 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Museu de Estrasburgo devolve tela de Klimt

MARIANA SGARIONI
de Paris

A Justiça de Estrasburgo, na França, decidiu, na última segunda-feira, que o museu de arte moderna da cidade terá de devolver para uma família austríaca de origem judia a tela "L'Accomplissement", do pintor Gustav Klimt.
A tela foi comprada por Karl Grunwald, um antigo amigo do pintor, em 1935.
Segundo a família de Grunwald, em 1938 ele tentou enviar para Estrasburgo suas obras para evitar que elas fossem roubadas pelos nazistas.
Mas, na mesma época, os alemães invadiram a Alsácia (região da França onde fica a cidade de Estrasburgo) e a maior parte dos seus bens foram confiscados.
Somente mais tarde, em 1959, a obra foi comprada pela Sociedade dos Amigos dos Museus de Estrasburgo.
O quadro acabou se tornando uma das maiores atrações do museu de arte moderna da cidade. A Prefeitura de Estrasburgo, responsável pelo museu, garante que a compra da tela foi feita de "maneira transparente, de acordo com os herdeiros de Grunwald". A prefeitura da cidade ainda disse que pretende recorrer da sentença.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.