São Paulo, sexta, 14 de fevereiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA
Líder da banda Mundo Livre S/A acredita que o movimento mangue beat não termina com a morte do cantor
Fred 04 não quer ser sucessor de Science

VANDECK SANTIAGO
da Agência Folha, em Recife

Depois de dois CDs elogiados pela crítica, mas com pouco sucesso de público, o cantor e compositor Fred 04 (líder da banda Mundo Livre S/A) agora quer o sucesso.
``É bom ter um público específico, selecionado. Mas precisamos de um hit que atinja um público mais massificado, para dar uma maior estabilidade à banda, em termos de estrutura profissional'', disse Fred em entrevista à Agência Folha, em Recife.
Ele grava o terceiro CD em abril, que define como um ``um meio termo'' entre o primeiro (``mais experimental'') e o segundo (``mais cru'').
Pioneiros do movimento mangue, Fred 04 e Chico Science (morto em um desastre de automóvel no último dia 2, em Olinda) ``rivalizavam'' em termos de linguagem musical. A de Fred e da banda Mundo Livre S/A, mais cerebral; a de Science e banda Nação Zumbi, mais assimilável pelo público.
Leia trechos da entrevista.

Agência Folha - Como fica o movimento sem Chico Science?
Fred 04 -
Chico é insubstituível. Sua perda é irreparável. Mas o movimento mangue não acaba. O caldo de cultura que fomentou o surgimento dele e de todos nós continua aí e permanece mesmo que um de nós desapareça.
Agência Folha - Muita gente ligada ao movimento acha que você deve assumir o papel de sucessor de Chico Science.
Fred 04 -
Se alguém tem de ocupar o lugar do Chico é a banda dele, a Nação Zumbi. Acho que os fãs do Chico não iriam gostar se eu tentasse assumir esse papel.
Pela vivência que tivemos juntos, a herança dele vai estar sempre presente em meu trabalho. Mas nossa linguagem (musical) era diferente. A banda Mundo Livre tem 13 anos de estrada. Temos uma linguagem própria também. O que tem a ver com os princípios do movimento mangue, que são o de cada um ter sua linguagem, a diversidade.
Agência Folha - Como será o novo CD?
Fred 04 -
O primeiro CD (``Samba Esquema Noise'') foi experimental. Ficou uma coisa tão sofisticada tecnicamente que nem dava pra transpor para um show. Já o segundo (``Guentando a Bia'') foi um troço totalmente cru. A idéia para o novo CD é que ele nem seja tão experimental nem tão cru.
Agência Folha - O repertório já está definido?
Fred 04 -
Já temos material suficiente. Tem duas músicas que fazem parte da trilha do filme ``Baile Perfumado''. E pensamos também em botar algo em espanhol.
Agência Folha - Para este novo CD há uma preocupação de vocês em colocar músicas que atinjam o grande público?
Fred 04 -
A idéia do Mundo Livre sempre foi de fazer um som pop, para ser cantado por todo mundo. A única coisa que nos falta é essa coisa de emplacar um hit.
Agência Folha - Então a idéia é fazer algo mais do agrado do grande público?
Fred 04 -
Não, não adianta querer fazer música usando uma fórmula tal, porque é assim que tá funcionando. Aí seria prostituir o nosso trabalho.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã