São Paulo, quinta-feira, 14 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibope vai medir TV paga em mais 4 capitais

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O Ibope começa a medir audiência de TV paga, a partir de abril, em Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre. Há um ano, a medição é feita apenas em São Paulo e Rio de Janeiro.
Com a ampliação da medição, o Ibope passará a ter uma base de 650 domicílios pesquisados -atualmente, são 350.
A inclusão de Brasília se explica pelo fato de a capital federal ser a cidade com maior penetração de TV por assinatura no país. Lá, 17,3% dos domicílios têm TV paga, mais do que São Paulo (15,8%), Rio (11,7%), Curitiba (14,%), Belo Horizonte (12,3%) e Porto Alegre (12,1%).
Os dados de Curitiba, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte serão computados em um ranking separado do atual, que une as informações de São Paulo e Rio e as projeta para o país, a partir de uma base de 3,5 milhões de domicílios com TV paga e cerca de 12 milhões de telespectadores.
Desde março do ano passado, o ranking é liderado pelo Cartoon, que pode perder a posição neste mês para o Multishow, que transmite "Big Brother Brasil". Em janeiro, pela primeira vez o canal ESPN Brasil (13º) superou o concorrente Sportv (14º), que já foi um dos três mais assistidos.
O Ibope também estuda fazer medição em tempo real de audiência de TV aberta em Brasília. Hoje, esse serviço só está disponível em São Paulo. No Rio, já está na fase final de testes.

OUTRO CANAL

Delay 1
Vem muita chiadeira por aí. A partir do dia 25, o canal pago GNT (Net/Sky) vai exibir o "Late Show with David Letterman" com defasagem de uma semana em relação aos Estados Unidos, onde é veiculado pela CBS. Hoje, a diferença é de apenas um dia.

Delay 2
O canal, no entanto, diz que continuará exibindo com defasagem de apenas 24 horas "entrevistas de interesse imediato", como a de Dan Rather, no ano passado. A mudança permitirá ao GNT maior divulgação das atrações do "talk-show".

Desespero
A Globo prepara uma série de mudanças no "Fantástico". Desde terça, exibe chamadas do programa, que voltará domingo a ter a concorrência de "Casa dos Artistas", do SBT.

Circo
A Rede TV! voltou a dar show de cobertura carnavalesca trash na madrugada de ontem. Com o Gala Gay do Scalla, ficou mais de uma hora em primeiro lugar. Chegou a emplacar pico de 14 pontos a 10 na Globo. Na média, das 22h56 às 2h42, teve 8 pontos. Igual o SBT.

Gestão
Desde ontem, a Record tem dois vices. Roberto Franco, até então único vice, passa a ser vice de assuntos corporativos. Ex-diretor jurídico, Dênnis Munhoz vira vice-presidente-executivo.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Buemba! Clone da Isabelita dos Patins pega dengue!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.