São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra fica "congestionada" durante a inauguração

DE NOVA YORK

O dia nublado, o trânsito mais congestionado do que de costume em torno de Central Park e a sensação térmica de 1C após uma semana relativamente quente não evitou que nova-iorquinos e turistas corressem em massa ao Central Park para o primeiro dia da instalação "The Gates", no último sábado.
Os passeios de pedestre no parque, sobre os quais foram montados os mais de 7.500 portões cor-de-açafrão, ficaram congestionados. A maioria caminhava continuamente durante a tarde nublada, sem parar, como é do feitio dos nova-iorquinos. Uns poucos fotografavam a obra, que pontuou de laranja a de outra forma cinzenta paisagem de inverno.
"Nova York sofreu tanto nos últimos tempos que qualquer coisa que sirva para levantar o ânimo da cidade é ótima", disse Karen Kreisberg, de Baltimore, que veio à cidade visitar a tia e a instalação. "Fico feliz que eles tenham feito isso sem mexer no dinheiro do contribuinte", disse, aludindo ao fato de Christo e Jeanne-Claude não aceitarem patrocínio e custearem a obra sozinhos, com o dinheiro da venda de gravuras e desenhos de Christo.

Grandiosidade
A parte favorita de Kreisberg foi a grandiosidade do projeto, escolha na qual ela não estava sozinha. "Adorei participar de um projeto tão grande que envolveu tanta gente", afirmou Betty Ann Murphy, artista plástica que está trabalhando como guia da instalação, tirando dúvidas e distribuindo amostras do tecido usado na obra. "Todo mundo está fazendo perguntas sobre o tamanho da obra, e poucos sobre o que ela significa. Acho isso interessante, é bom que cada um tenha sua interpretação", disse.
Os brasileiros que quiserem ver uma obra de Christo e Jeanne-Claude, no entanto, terão de viajar. O casal de artistas diz não ter nenhum projeto -nem sequer uma idéia- para o país.
(LC)


Texto Anterior: Caminhos efêmeros
Próximo Texto: Fãs "seguem" dupla pelo mundo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.