São Paulo, sexta, 14 de fevereiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


`Books for Cooks' testa receitas no ato

MARIA CRISTINA FRIAS
especial para a Folha

Livrarias especializadas em livros de culinária já existem algumas na Europa e nos Estados Unidos. Mas a Books for Cooks (Livros para cozinheiros), em Londres, é a única que tem uma cozinha dentro da loja para testar receitas dos livros à venda.
Já da porta se sente um aroma de comida sendo feita que desmente a má fama da cozinha inglesa. Um leve cheirinho de cebola, tortas saindo do forno...
Em meio a 8.000 títulos, que se espremem nas prateleiras da pequena e movimentada livraria, cinco mesinhas em torno do balcão da cozinha acomodam apenas 11 pessoas que reservaram lugar com pelo menos um dia de antecedência.
Não bastasse o prazer de almoçar excepcionalmente bem na capital da comida insossa, a preços baixos, os gourmets podem comer folheando livros e ainda tirar dúvidas sobre culinária com o próprio cozinheiro, em geral autor de obras publicadas.
Bate-papo com comida
Os pratos são preparados à frente dos fregueses, como em uma aula de cozinha.
As receitas, escolhidas entre as centenas de milhares dos livros expostos na loja por um dos seis "cooks". Eles fazem um revezamento, cada um na sua especialidade. Além de cozinhar, eles mesmos servem, facilitando o contato e o bate-papo com os clientes.
"É claro que as vendas cresceram com a instalação da cozinha, com a atmosfera aconchegante e amigável que se estabeleceu, mas tínhamos outro objetivo quando a criamos", diz a dona da loja, a alemã Heidi Lascellos.
"Percebemos que nem todas as receitas dos livros são testadas. Nossos clientes perdiam tempo, dinheiro e reclamavam conosco de pratos que não davam certo. Agora podemos orientar melhor os leitores", diz ela.
A orientação pode vir pelo telefone, que não pára de tocar. É gente perguntando por títulos, querendo encomendar livros -que a loja envia para o mundo todo, inclusive Brasil- e até pedindo informações sobre receitas.
Uma americana liga perguntando para saber o que é "caster sugar", ingrediente de uma receita britânica. A resposta sai novamente em segundos: trata-se de um açúcar super-refinado.
Iranianos e espanhóis
"Podemos resolver qualquer dúvida, tamanha a variedade do nosso catálogo", diz o francês Eric Treuile, um dos chefs da livraria, autor de "Cooking Techniques". Ingredientes da feijoada? Ele responde no ato.
A clientela é das mais heterogêneas. O exilado iraniano quer um livro sobre a culinária milenar do país natal para que as filhas possam aprender a cozinhar, o espanhol que adora comida da Turquia quer uma publicação especializada, o inglês busca a receita de um elaborado molho francês...
Impossível um perfil do padrão dos consumidores. Mas, pelos livros vendidos, dá para perceber quais as tendências atuais da gastronomia em Londres.
"As pessoas estão interessadas na fusão da cozinha francesa com temperos e ingredientes asiáticos", diz Rosie Kindersley, gerente da loja. "Além disso, os clientes querem sugestões para cozinhar de forma saudável."
A seção para vegetarianos é uma das maiores da livraria e, diariamente, ao menos uma receita sem ingredientes de origem animal é experimentada na cozinha da loja.
A Books for Cooks publica anualmente um livro com todas as receitas testadas, o "Cook Book: One Year at Books for Cooks" (Livro de receitas: um ano na livros para cozinheiros). A última edição vendeu 4.000 exemplares. Em apenas cinco meses.

ONDE: Books for Cooks, 4 Blenheim Crescent, W11 1NN - Londres, Reino Unido, tel.: 00 44 171 221 1992 / 8102

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã