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DESIGN, ARQUITETURA E ARTE
Internet ganha segmento na 5ª Bienal
da Reportagem Local
Pra não fugir à regra, o segmento que mais cresce na produção
gráfica nacional também é o relativo à Internet. Já presentes, mas
de maneira tímida, na 4ª Bienal de
Design Gráfico, Internet e CD-ROMs ganham agora um segmento específico no evento.
Segundo André Poppovic, diretor da (ADG) Associação de Designers Gráficos e coordenador
da bienal, a web e a globalização
serviram para democratizar o
mercado de produção gráfica, anteriormente nas mãos de poucos
profissionais.
"Há uma democratização do
mercado, mas ele ainda está muito desorganizado. A web não tem
uma linguagem definida. Falta sedimentação para se criar padrões
de referência", ressaltou.
Poppovic acredita que o desafio
hoje na Internet não é realizar sites criativos, mas lidar com o excesso de informação e segurar o
espectador em frente a um site.
"Com a facilidade que é dar um
clique e mudar de endereço, difícil agora é segurar o internauta".
O curador Ricardo Ohtake, por
sua vez, acredita que a euforia já
passou e que os computadores
são cada vez mais um instrumento para a produção gráfica.
O pesquisador Francisco Homem de Mello ressalta ainda que
acesso mais fácil aos computadores incrementou a produção de
apresentações e vinhetas televisivas. "A produção gráfica para TV
não é mais ditada pela presença
de Hans Donner", disse.
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