São Paulo, quarta-feira, 14 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conselho julga disputa entre Globo e DirecTV

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Começou a ser julgada no último dia 7, pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a disputa entre a operadora de TV paga DirecTV e a TV Globo. Há quase dois anos, a DirecTV -que opera via satélite, com recepção por miniparabólicas- pede ao Cade o direito de transportar o sinal da Globo.
A DirecTV acusa a Globo de favorecer a Sky, que também opera em satélite, da qual a emissora é sócia. A Sky distribui o sinal da Globo somente em algumas regiões do país, como São Paulo.
Em parecer ainda não definitivo, João Bosco Leopoldino, relator do Cade, foi favorável à DirecTV. Seu parecer determina que a Globo ceda o sinal à DirecTV ou pague multa que poderia chegar a R$ 1 milhão por dia.
O problema não é só econômico. É também técnico. A Globo afirma que não tem como ceder seu sinal às operadoras de TV paga via satélite porque prejudicaria a cobertura e o faturamento de suas afiliadas. Suas afiliadas são contra o sinal da emissora na própria Sky. Nos lugares onde a Sky tem Globo, o sinal da emissora é o da afiliada local. Nessa lógica, as operadoras precisariam de um satélite apenas para transportar o sinal das 113 afiliadas da Globo.

OUTRO CANAL

Pornô
O juiz carioca Siro Darlan está de olho nos programas de funk exibidos pela Rede TV! e Bandeirantes. As emissoras temem que o juiz encontre uma forma de obrigar a exibição desses programas depois das 21h. Todos vão ao ar aos sábados à tarde. O da Rede TV! abusa nos enquadramentos quase ginecológicos.

Mantra
Foi um show de clichês o primeiro capítulo da novela "Estrela-Guia", da Globo. Do sotaque gringo da personagem de Maitê Proença às manobras de motocicleta de Rodrigo Santoro. A audiência foi boa, 37 pontos de média, e ofuscou o "novo" "Território", da Band, que quase deu traço.

Bilhete
Apesar de alguns cortes na equipe de "Pequenos Brilhantes", o SBT afirma que o programa foi aprovado por Silvio Santos e que continua de pé. Só não tem data para estrear.

Ônibus
A TVA inaugura na próxima segunda-feira campanha publicitária que irá durar seis meses, ao custo de R$ 1 milhão. A operadora irá anunciar em outdoor os principais filmes da semana do canal HBO. Os cartazes, que serão trocados todas as semanas, vão estar nas ruas de São Paulo, Rio, Curitiba e Florianópolis.
E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Dossiê Caribe! Serjão tinha conta com o Ricky Martin!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.