|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Conselho julga disputa entre Globo e DirecTV
DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA
Começou a ser julgada no último dia 7, pelo Cade (Conselho
Administrativo de Defesa Econômica), a disputa entre a operadora de TV paga DirecTV e a TV
Globo. Há quase dois anos, a DirecTV -que opera via satélite,
com recepção por miniparabólicas- pede ao Cade o direito de
transportar o sinal da Globo.
A DirecTV acusa a Globo de favorecer a Sky, que também opera
em satélite, da qual a emissora é
sócia. A Sky distribui o sinal da
Globo somente em algumas regiões do país, como São Paulo.
Em parecer ainda não definitivo, João Bosco Leopoldino, relator do Cade, foi favorável à DirecTV. Seu parecer determina
que a Globo ceda o sinal à DirecTV ou pague multa que poderia chegar a R$ 1 milhão por dia.
O problema não é só econômico. É também técnico. A Globo
afirma que não tem como ceder
seu sinal às operadoras de TV paga via satélite porque prejudicaria
a cobertura e o faturamento de
suas afiliadas. Suas afiliadas são
contra o sinal da emissora na própria Sky. Nos lugares onde a Sky
tem Globo, o sinal da emissora é o
da afiliada local. Nessa lógica, as
operadoras precisariam de um satélite apenas para transportar o sinal das 113 afiliadas da Globo.
OUTRO CANAL
Pornô
O juiz carioca Siro Darlan está de olho nos programas de funk
exibidos pela Rede TV! e Bandeirantes. As emissoras temem que o
juiz encontre uma forma de obrigar a exibição desses programas
depois das 21h. Todos vão ao ar aos sábados à tarde. O da Rede TV!
abusa nos enquadramentos quase ginecológicos.
Mantra
Foi um show de clichês o primeiro capítulo da novela
"Estrela-Guia", da Globo. Do sotaque gringo da personagem de
Maitê Proença às manobras de motocicleta de Rodrigo Santoro. A
audiência foi boa, 37 pontos de média, e ofuscou o "novo"
"Território", da Band, que quase deu traço.
Bilhete
Apesar de alguns cortes na equipe de "Pequenos Brilhantes",
o SBT afirma que o programa foi aprovado por Silvio Santos e que
continua de pé. Só não tem data para estrear.
Ônibus
A TVA inaugura na próxima segunda-feira campanha
publicitária que irá durar seis meses, ao custo de R$ 1 milhão. A
operadora irá anunciar em outdoor os principais filmes da semana
do canal HBO. Os cartazes, que serão trocados todas as semanas, vão
estar nas ruas de São Paulo, Rio, Curitiba e Florianópolis.
E-mail - daniel.castro@uol.com.br
Texto Anterior: José Simão: Dossiê Caribe! Serjão tinha conta com o Ricky Martin! Próximo Texto: Programação de TV Índice
|