São Paulo, quinta-feira, 14 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Musical leva 4 Prêmios Shell no Rio

MARCELLA FRANCO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

No Rio, a noite de anteontem foi de Carmen Miranda. Durante a cerimônia de entrega do 14º Prêmio Shell de Teatro em sua versão carioca, o musical "South American Way", que conta no palco a vida da "pequena notável", arrebanhou as quatro categorias para as quais havia sido indicado: figurino (Cláudio Tovar), música (Josimar Carneiro), atriz (Stella Miranda) e autor (Miguel Falabella e Maria Carmen Barbosa).
Entre as surpresas, ficou a dupla premiação para ator. Paulo Autran e Milton Gonçalves, por "Visitando o Sr. Green" e "Conduzindo Miss Daisy", respectivamente, fizeram elogios mútuos. "Ainda não fui assistir ao Milton, mas todo mundo me disse que ele está sensacional", disse Autran.
Um dos maiores sucessos de público e crítica da temporada carioca, no entanto, acabou ficando de fora. "Cócegas", comédia de esquetes escrita e estrelada por Ingrid Guimarães e Heloísa Perissé, estava indicada para melhor autor e atriz (Heloísa Perissé), mas acabou ficando sem nada.
Na direção, o premiado foi Luiz Furlanetto, por "Trainspotting". Paulo de Moraes e Gelson Amaral venceram na categoria cenário pelo espetáculo "Da Arte de Subir em Telhados", enquanto Beto Bruel levou para casa o prêmio pela iluminação de "A Memória da Água", também indicado na categoria atriz (Andréa Beltrão).
Na categoria especial, concorrendo, entre outros, com Millôr Fernandes, venceram Marcelo Serrado, Eva Mariani e Bianca Felippes, pela realização e direção de produção do espetáculo "Viagem ao Centro da Terra".
A homenagem da noite foi para Jorge Dória, por sua trajetória como ator, em especial como comediante. Dória, que está em cartaz no circuito paulista com a peça "O Avarento", de Molière, disse que a escolha de seu nome foi "uma atualização do teatro brasileiro". "São poucos os que têm coragem de premiar um comediante."
Desde 1989 o Prêmio Shell é uma referência para o teatro brasileiro. A edição deste ano, que teve como mestre-de-cerimônias a atriz Beth Goulart, é referente aos espetáculos que cumpriram temporada no Rio entre 1º de dezembro de 2000 e 30 de novembro de 2001. Os vencedores de cada uma das nove categorias recebem R$ 8.000 e um troféu.


Texto Anterior: Teatro: "Mano" ganha adaptação para o palco
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Convivendo com a bomba atômica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.