UOL


São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

PT projeta Brazil Channel, para o exterior

Divulgação/Rede TV!
NAMORO NA TV Luciana Gimenez (à esq.) grava, anteontem, o quadro "Se Rolar, Rolou", que o "Superpop" (Rede TV!) exibe hoje; pela primeira vez, o quadro terá pretendentes a um namorado gay

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Com o nome provisório de Brazil Channel, está em gestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o projeto de um canal internacional para divulgar o país no exterior. A empreitada envolve os ministérios da Cultura, Comunicação e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, mais a Secretaria de Comunicação de Governo e a Radiobrás.
"Estamos fazendo um projeto nesse sentido", afirma Orlando Senna, secretário nacional do Audiovisual, do Ministério da Cultura. "Seria um canal para distribuição via satélite, legendado, com a produção audiovisual brasileira", diz Senna. Além de filmes, documentários e produções para TV, o Brazil Channel teria ações para divulgar produtos e pontos turísticos do país no exterior.
Idéia semelhante, mas sem a participação do setor de audiovisual, foi articulada no final da gestão FHC, mas não avançou. Um projeto desse envolveria negociações com centenas de operadoras de TV paga do mundo todo.
O secretário Orlando Senna também confirma que a TV Cultura e Arte, fora do ar desde o dia 28, deverá deixar de ser um canal pago nacional para ocupar faixas das TVs públicas abertas (Cultura, TVE). "O Cultura & Arte está sendo reformatado para ir ao ar em TV aberta. Existe a possibilidade [de deixar a TV paga] porque uma TV pública tem de ter o maior alcance de pessoas, o que só é possível pela TV aberta.

OUTRO CANAL

Facada 1
A TVA, operadora de TV paga que tem cerca de 340 mil assinantes no país, está aumentando o preço de suas mensalidades em 25,31%. É o repasse integral do IGP-M do ano passado. Mas, contando as taxas de decodificação (aumento de 20%), de manutenção (mais 81,5%) e de despesa bancária (30%), o reajuste chega a 27,1%. Isso em um cenário de queda do número de assinantes.

Facada 2
Net e Sky, as duas maiores operadoras do país, ligadas às Organizações Globo, optaram por reajustes abaixo do IGP-M. Em março, o reajuste médio da Net (que assim como a TVA aumenta suas mensalidades no mês de aniversário do contrato com o assinante) será de 14%. Na Sky, o reajuste foi em janeiro, de 13,7% para o antigo pacote Advanced e de 17% para o antigo Master.

Intriga
A Record entrou segunda-feira com ação judicial pedindo o bloqueio dos bens de José Luiz Datena e de sua empresa, a JLD. Quer garantir o pagamento de multa contratual, de R$ 14,6 milhões, caso seja vencedora na Justiça. Em fevereiro, Datena rompeu com a Record e foi para a Band, onde a vem superando no Ibope.

Cortesia
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, esteve anteontem na TV Gazeta. Na conversa, foi sugerido que Boni desenvolvesse um programa para a emissora.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Guerra Urgente! CNN, Pipoca e Sex Pistols!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.