São Paulo, terça-feira, 14 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centro Cultural SP faz mostra em homenagem a Lina Wertmüller

DA REPORTAGEM LOCAL

Primeira mulher a ser indicada ao Oscar de melhor direção, por conta de "Pasqualino Sete Belezas", em 1977, a italiana Lina Wertmüller, 80, ganha mostra em sua homenagem no Centro Cultural São Paulo, de hoje até dia 19, com entrada franca. A seleção conta com oito longas-metragens e terá como ápice uma palestra com a própria diretora, hoje, às 18h. Na quinta-feira, Wertmüller participa de uma mesa-redonda no Salão de Idéias da Bienal do Livro, promovida pelo Istituto Italiano di Cultura de São Paulo.

Trajetória
Nascida em Roma em 14 de agosto de 1926, filha de uma família suíça, Lina Wertmüller estudou teatro e dirigiu programas para a televisão italiana até passar a trabalhar como assistente de direção de Federico Fellini (1920-1993), em "Oito e Meio", de 1963.
Naquele mesmo ano Wertmüller estreou na direção de um longa com "I Basilischi" e alcançou a notoriedade na década de 1970, com filmes que misturavam comédia e política.
Com o ator Giancarlo Giannini estabeleceu uma parceria profissional firme, que incluiu uma dezenas de filmes, entre eles "Por um Destino Insólito" (1975) e "Amor e Anarquia" (1973), que estão na programação.
De Wertmüller, a mostra exibirá ainda "Camorra" (1985), "Noite de Verão com Perfil Grego Olhos Amendoados e Cheiro de Manjericão" e "Sábado, Domingo, Segunda", entre outros.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Análise: Prefiro o desespero à auto-ajuda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.