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OUTRA FREQÜÊNCIA
O dilema das FMs de elevador e o "Big Brother" do rádio
LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
Sabe aquela música calminha
que ouvimos no elevador, no
consultório do dentista e na espera do telefone? Pois as rádios responsáveis por esse "som ambiente" estão num processo de mudança em ritmo nada lento.
Querem um público mais jovem, chamariz de anunciantes.
Para isso, estão ampliando o espaço de músicas novas, até lançamentos, em meio à enxurrada de
flashbacks da programação.
É o caso da Alpha FM (101,7
MHz), a mais ouvida no segmento "adulto", segundo o último relatório divulgado pelo Ibope.
"Queremos acabar com o estigma
de rádio de elevador e dentista.
Pode até tocar no consultório,
mas sem o trauma do motorzinho", brinca Eduardo Leite, coordenador artístico.
Segundo ele, isso vem do tempo
em que a emissora, que completa
17 anos em outubro, tocava apenas instrumental. "Esse tipo de
música não é proibido hoje. Mas
tem de ser compatível com nossa
linha. Kenny G está fora porque
ganhou ranço de brega, de comercial de motel", afirma Leite.
O público da Alpha é majoritariamente da classe AB, com mais
de 30 anos. Com 91 mil ouvintes
por minuto, marcou o 11º lugar
no Ibope. Em 12º (77 mil ouvintes) ficou a Antena 1 (94,7 MHz).
Só internacional (a Alpha toca nacional também), segue a mesma
busca por rejuvenescimento.
De acordo com Vlamir Marques, coordenador artístico, a Antena já chegou a ocupar 95% da
programação com flashbacks,
que hoje ficam com 80%. De forma gradual, planeja tocar mais
músicas recentes. A questão "elevador-dentista" não o incomoda.
"Gosto de ouvir a rádio no elevador, na espera do telefone. Isso divulga a emissora. E sei que é sintonizada em outros locais."
Dentre as "tops" adultas, há outras duas FMs. A mais "velha" é a
Scalla (92,5 MHz), só instrumental. Ficou em 25º, com 22 mil ouvintes. A mais "jovem" é a Nova
Brasil (89,7), só nacional. Marcou
a 14º posição (69 mil ouvintes).
Uma versão do "Big Brother" chegou ao rádio. A Objetiva FM de
Itajaí (SC) irá confinar 16 pessoas
e monitorá-las 24 horas com câmeras, de 28 de maio a 5 de junho.
Toda a programação será transmitida de um estúdio ao lado da
casa -construída com paredes
de vidro, num parque. O áudio
dos confinados será transmitido
pela emissora, e o vídeo, por dois
telões, na entrada do parque.
Os candidatos serão eliminados
por provas e ligações de ouvintes.
O vencedor leva R$ 5.000. Batizado de "Ligue Brother", será transmitido pela internet (www.objetiva.fm.br), segundo Eurípedes dos
Santos, diretor da estação.
laura@folhasp.com.br
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