São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Raridade da nouvelle vague

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Um filme para tirar dúvidas é "Mulheres Apaixonadas" (Telecine Classic, 22h35), que consagrou Ken Russell no fim dos anos 60. Daí por diante Russell decepcionou quase sempre, carregando seus trabalhos com um rebuscamento rebarbativo.
Havia ainda um grupo fortíssimo de atores (o que em princípio é um pleonasmo, tratando-se de cinema inglês): Alan Bates, Glenda Jackson. A ver o que restou -se restou.
Um filme para descobrir é "Paris Nous Appartient", que passa no TV5, às 21h15. O canal promete exibir com legendas em português este filme que, além de ter sido a estréia de Jacques Rivette na direção, foi um dos grandes fracassos da nouvelle vague. Hoje é uma raridade. Sabe-se que Rivette está longe de ser um qualquer. É visão obrigatória.

TV ABERTA

Um Olhar na Escuridão
Record, 14h20.
(They Watch). EUA, 1993, 100 min. Direção: John Korty. Com Patrick Bergin, Vanessa Redgrave. Mulher cega e com poderes mediúnicos (Redgrave) ajuda homem a se reconciliar com a filha, com quem nunca se entendeu e que agora, após ter morrido, continua a atormentar-lhe a existência.

O Peste
Globo, 15h50.
(The Pest). EUA, 1997. Direção: Paul Miller. Com John Leguizamo. Simpático latino-americano topa ganhar US$ 50 mil para participar de uma caçada. Vai a uma ilha, onde descobre que, nessa história, lhe cabe o papel de caça. O caçador tem para si que só lhe falta em sua coleção de cabeças a de um latino. Uma tontice, talvez agravada pelo fato de se tratar de uma comédia.

Crocodilo
Record, 22h30.
(Crocodile). EUA, 2000, 93 min. Direção: Tobe Hooper. Com Mark MacLaughlin, Caiyhim Martin. Grupo de adolescentes em viagem brinca com um ninho de crocodilo, sem saber que está despertando uma ira milenar. Horror de Tobe Hooper, que já teve dias gloriosos.

Mudança de Hábito
SBT, 22h30.
(Sister Act). EUA, 1992, 100 min. Direção: Emile Ardolino. Com Whoopi Goldberg, Maggie Smith. Cantora vira incômoda testemunha de um assassinato. Para evitar que ela própria seja morta, refugia-se em um convento. Aquela coisa molenga, a que Whoopi consegue dar vida por força exclusiva de seu talento.

Intercine
Globo, 1h30.
Dois dramas são propostos pela emissora para quinta: "Casamento de Conveniência" (1998, de James Keach, com Jane Seymour, James Brolin) e "O Advogado dos Cinco Crimes" (1997, de Rowdy Herrington, com Cuba Gooding Jr., Tom Berenger).

Olimpíadas - Um Sonho Americano
SBT, 3h.
(American Anthem). EUA,1986, 105 min. Direção: Albert Magnoli. Com Mitch Gaylord, Janet Jones, Michelle Phillips. Com o pai desempregado, ginasta talentoso tem de trocar os ginásios por um batente regular. Uma ginasta por quem se apaixonará vai ajudá-lo a retomar seu antigo sonho. Quem faz o papel do rapaz é Gaylord, um campeão de ginástica na vida real, em filme que, segundo referências, tem seu ponto forte nas filmagens do esporte. Só para São Paulo.

Um Canto de Esperança
Globo, 3h15.
(Paradise Road). Austrália/EUA, 1997. Direção: Bruce Beresford. Com Glenn Close, Frances McDormand, Pauline Collins. Em um campo de concentração japonês em Sumatra, mulheres prisioneiras, de várias nacionalidades, formam um coral. A música as ajudará a suportar as privações. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Máica Jéssica foge de patinete!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.