São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Glória Perez assume comando e muda 'América'

Ricardo Martins/TV Globo
CONFETES Jô Soares e a camareira Maria do Céu gravam reportagem para o "Vídeo Show"; o material faz parte de série, em comemoração dos 40 anos da Globo, que mostra bastidores da rede

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Com a saída de Jayme Monjardim, a autora de "América", Glória Perez, se tornou uma diretora de núcleo informal da novela. Assim ela vem sendo tratada na Globo. Ontem, Perez já exerceu o comando. Passou o dia em reuniões com diretores de gravações e discutiu as primeiras mudanças. Marcos Schechtman, diretor-geral da novela nomeado por Monjardim, responde agora à autora.
Apesar de Monjardim ter dirigido até o capítulo 38, que vai ao ar no dia 26, data de aniversário da Globo, algumas mudanças já devem aparecer nos próximos dias. Perez está disposta a reescrever e regravar cenas e a mudar o que já está gravado na ilha de edição.
A primeira "vítima" deverá ser "Sinfonia dos Sonhos", música-tema do casal de protagonistas, Sol (Deborah Secco) e Tião (Murilo Benício). A composição é de Marcus Vianna, parceiro de Monjardim. Perez acha a música parecida com o tema dos protagonistas de "O Clone", também de Vianna. Ela detesta ainda a música de abertura, de Vianna, que considera igual à de "Pantanal", da extinta Manchete. A autora defendia que a abertura fosse "Soy Loco por Ti, América", com Ivete Sangalo, mas foi derrotada.
Mudança certa é na forma de interpretação de Deborah Secco. Ela deixará de sussurrar e de chorar tanto. Perez quer uma protagonista mais alegre e menos sofredora e uma novela "ensolarada". Os takes do Pantanal mato-grossense também devem sumir.
Perez reclamava da direção de Monjardim desde o início da novela. Uma reportagem da "Veja" no fim de semana detonou a crise. Ela achou que foi Monjardim quem passou informações para a revista e, numa reunião na segunda à tarde, pediu a cabeça do diretor a Mário Lucio Vaz, diretor-geral artístico da Globo. Na reunião, Perez foi irredutível: disse que havia um "descompasso" entre o que escrevia e o que ia ao ar, que não se reconhecia no vídeo.
Vaz também se reuniu com Deborah Secco (que pediu para mudar a interpretação) e com Monjardim, que se sentiu forçado a pedir afastamento. O diretor, no entanto, por ter agido como um "gentleman", não saiu desprestigiado. A Globo está grata a ele.

OUTRO CANAL

Calendário A Record mudou de novo a estréia de "O Aprendiz". A segunda edição do "reality show" inicialmente entraria em maio e depois ficou para agosto. Agora a estréia está marcada para 23 de junho. Claro e Fiat vão patrocinar. O apresentador Roberto Justus terá comando total da produção.

Reprimido Autor de "Xica da Silva", que assinou como Adamo Angel, Walcyr Carrasco não esconde a amigos que está feliz com o sucesso da reprise da novela pelo SBT. Mas não pode escancarar: é contratado da Globo, e "Xica", com médias acima de 12 pontos, tem tirado audiência de "América".


E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: Buemba! Máica Jéssica foge de patinete!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.