São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Canais abrem baús para celebrar Hitchcock

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

No mês em que se completam 30 anos da morte de Alfred Hitchcock (29 de abril, mais exatamente), quem pode dá um jeito de comemorar.
O TC Cult, por exemplo, entra com "Janela Indiscreta" (22h; 14 anos), insuperável, claro, mas que tem passado e repassado muito nos últimos tempos no canal.
O TCM desencava um repertório mais antigo e não menos ilustre. "Os 39 Degraus" (23h45; 12 anos) remete à fase inglesa, de que é uma das obras-primas, com a história do falso culpado forçado a fugir tanto da polícia como do verdadeiro culpado para demonstrar a inocência (a forma hitchcockiana clássica).
Já "Suspeita" (TCM, 22h; livre) remete à clássica dúvida sobre o casamento exogâmico: quem é esse estranho com quem casamos, afinal? Daqui é a clássica cena do marido subindo as escadas com o copo de leite (talvez envenenado).
Em outro registro: "Gabbeh" (Futura, 0h30; 12 anos) é, talvez, o mais belo dos filmes do irregular cineasta Mohsen Makhmalbaf.


Texto Anterior: Televisão/O melhor do dia
Próximo Texto: Outro Canal - Andréa Michael: Da-Rin sai do cargo e anuncia pacote de R$ 4,3 mi para TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.