São Paulo, sexta-feira, 14 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
DEBUTANTE Entre uma cena e outra das filmagens do curta "Pobres Diabos no Paraíso", Paulo César Pereio se prepara para mais uma estréia, aos 47 anos de carreira: seu programa de entrevistas, o "Sem Frescura", que estréia em julho, no Canal Brasil

IMAGEM PROIBIDA

Essa foto, não!

No dia 4 de julho de 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou, no Palácio do Planalto, o Dia Internacional do Cooperativismo. Ganhou de presente um colete, uma toalha e um espumante produzidos por cooperativas brasileiras.
 
As cenas foram registradas por fotógrafos da Agência Brasil, do próprio governo, e disponibilizadas a toda a mídia pela internet. Foi aí que começou a grande confusão.
 
Nem bem a foto foi ao ar, uma funcionária da Secom (Secretaria de Comunicação), comandada pelo ministro Luiz Gushiken, telefonou para a Agência Brasil ordenando que a foto de Lula com o espumante, e só essa foto, fosse retirada imediatamente do ar. Não ficava bem o próprio governo, argumentou, divulgar imagens que estimulariam os "boatos" de que o presidente gosta de beber.
 
A ordem foi obedecida. Ao saber do fato, Leandro Fortes, então diretor da agência, reagiu e ordenou que ela fosse recolocada na internet. O presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, foi comunicado e apoiou a decisão. O episódio gerou discussões entre a Secom, a Radiobrás e a Secretaria de Imprensa, de Ricardo Kotscho. Quem dá ordens à agência? A Radiobrás, é claro.
 
Bucci confirma o episódio. Diz que ele não passou de um mal-entendido entre funcionários de segundo escalão. A Secom dá a mesma explicação. Kotscho diz que nunca ouviu falar do assunto. A imagem está até hoje no ar.

PACOTE
Notícia para mexer com o cinema nacional: a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) enfim aprovou a criação de um fundo de investimentos em filmes, proposta pela BBDTVM, a distribuidora do Banco do Brasil. A idéia inicial é captar, no mínimo, R$ 7 milhões. O fundo deve ser lançado dia 2 de junho.

REPETECO 1
Não é de hoje que o presidente Lula endurece com reportagens que, acredita ele, ferem sua hon-ra. Em 2002, Lula só aceitou pisar na TV Bandeirantes para um debate depois que a emissora concordou em suspender um processo envolvendo ele na Justiça. Johnny Saad, dono da empresa, enviou ainda carta a Lula afirmando ser ele "o maior líder de oposição da história de nosso país" e garantindo que o público notaria, em programas da emissora, "o respeito e o carinho" da Band pelo petista. O detalhe é que o processo foi iniciado por Lula, mas a Band vinha ganhando na Justiça.

REPETECO 2
E não é de hoje que Larry Rohter, o correspondente do "New York Times", é rechaçado na América Latina. Em 1994, o padre Jean-Yves Ursié, do Haiti, convocou jornalistas estrangeiros para comunicar que religiosas se lançariam ao mar com haitianos em fuga para Miami. Ao ver Rohter, impediu que ele entrasse na reunião. "Eles distorcem tudo", afirmou. O fato foi narrado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim no prefácio do livro "Pense no Haiti, Reze pelo Haiti", de Guilherme Salgado Rocha, lançado em 1995.

ITINERÁRIO
A Parada Gay de Brasília acontecerá, neste ano, na Esplanada dos Ministérios, com concentração na praça dos Três Poderes. O objetivo é chamar a atenção dos políticos para causas que os militantes consideram emperradas no Congresso Nacional, como a Parceria Civil. O desfile será em 20 de junho.

CÂMERA, AÇÃO
Gal Costa, que apareceu em "Celebridade", tomou gosto pela coisa e já se diz aberta a convites para novos trabalhos como atriz. Tem especial predileção pelo cinema.

DUAS VEZES 15
Preta Gil vai comemorar seus 30 anos, em agosto, com um baile de debutantes para 250 convidados, com direito a 15 casais, valsa e troca de sapato à meia-noite. Ela não teve festa de 15 anos porque "família tropicalista acha cafona", explica.

MARROM-GLACÊ
Surpresa na despedida de Jorge de Miranda Jordão, que está se aposentando da direção de Redação do jornal "O Dia": na hora de cantar parabéns, saiu do bolo a modelo Viviane Araújo, mulher do cantor Belo.

EMBARQUE
Os fãs de TV paga podem comemorar: a atriz australiana Peta Wilson, estrela do seriado "La Femme Nikita", chega ao Rio em junho, para férias.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES e ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

Lucila Furlan comemora hoje seus 50 anos com festa no bar e lounge Sir Winston, a partir das 21h.
Lucília Diniz mostra aos cariocas seu livro "Frente & Verso", que tem lançamento hoje, no Copacabana Palace.
Jô Soares estréia hoje o show de humor "Na Mira do Gordo", no teatro Cultura Artística, às 21h.
Com show de Maurício Gasperini e banda, é hoje o lançamento da noite Blackout, no Happy News Jump Bar, a partir das 22h.
Começa hoje a série musical Jazz no Conjunto Cultural da Caixa, com entrada franca, às 18h, na Sé.
É com brunch para convidados a abertura da mostra Artefacto, hoje, das 10h30 às 15h30, nos Jardins.
A cantora e compositora Joyce faz show hoje e amanhã, às 22h, no bar Passatempo, no Itaim.
Também hoje, Edson Cordeiro mostra as canções do show "Acústico", no palco do Crowne Plaza, às 21h.


Texto Anterior: Programação
Próximo Texto: Popload: Futebol é pop
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.