São Paulo, quinta-feira, 14 de maio de 2009

Texto Anterior | Índice

Coleção Folha lança "Uma Noite na Ópera", com os irmãos Marx

Longa-metragem de 1935 é o próximo volume da série Clássicos do Cinema

DA REPORTAGEM LOCAL

Woody Allen sempre se disse um marxista -admirador de Groucho Marx, que fique bem claro, e não do filósofo Karl.
Em "Todos Dizem Eu te Amo" (1996), prestou homenagem explícita ao ídolo com um número musical em que todos dançarinos estão caracterizados de bigode, óculos e charuto -marca registrada de Groucho.
"Uma Noite na Ópera", o 14º longa-metragem dos irmãos Marx e próximo volume da Coleção Folha Clássicos do Cinema, tem na figura de Groucho sua estrela maior, mas é neste filme que seu irmão mais velho, Harpo, consegue algumas das melhores oportunidades para desenvolver seu talento genial.
À verborragia sem limites de Groucho, Harpo oferecia o contraponto perfeito: um humor terno e mais corporal, ainda que não necessariamente menos anárquico. Sem palavras, apenas pelos gestos e pelos sons de sua buzina, Harpo era capaz de desestabilizar a cena sem deixar de transmitir uma doçura chapliniana, oposta à acidez agressiva do irmão.
Entre os dois está o humor mais equilibrado de Chico, que, neste filme, tem ótimos momentos, ao interpretar ao piano o tema "All I Do Is Dream of You" (mais tarde reaproveitado no musical "Cantando na Chuva", de 1952).
Em "Uma Noite na Ópera", o humor crítico e virulento que tinha como alvo principal a alta sociedade e os seus rituais -aqui simbolizados pela ópera- surge em algumas de suas cenas mais inspiradas.
Como explica o crítico da Folha Sérgio Rizzo, no texto que acompanha o volume deste DVD, "a perenidade dos irmãos Marx está associada a uma espécie de humor que, embora muito conectado com os espectadores norte-americanos dos anos 30 e 40, estava adiante deles. Até então, ninguém havia praticado em Hollywood, ao menos de maneira tão sistemática, uma certa maneira -que hoje chamaríamos de "politicamente incorreta'- de verbalizar o que muitos pensavam a respeito de alguém ou de uma situação, mas sem ter a coragem de dizer".


Texto Anterior: Artes plásticas: Iphan oferece R$ 1 mi para dez projetos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.