São Paulo, Sexta-feira, 14 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Brasileiro fará escultura em Buenos Aires

ANDRÉ SOLIANI
de Buenos Aires

O artista plástico brasileiro Tunga foi escolhido para instalar uma escultura em um parque, em Buenos Aires, que será construído em memória às vítimas da ditadura militar argentina (1976-1983).
Também foram selecionados quatro artistas argentinos, um espanhol, uma polonesa e uma norte-americana. Em um concurso internacional, serão escolhidos mais oito artistas. No total serão 16 esculturas no parque.
Segundo Gabriela Alegre, coordenadora da Comissão Pró-Monumento, responsável pelo parque, "a escolha dos convidados foi baseada na trajetória artística e na relação da obra com temas de defesa dos direitos humanos".
O parque, que deve ficar pronto no final de 2000, será construído às margens do rio de la Plata. Depoimentos confirmam que muitos dos desaparecidos, como ficaram conhecidas as vítimas da ditadura, foram lançados de aviões no rio.
O jardim será uma colina com cerca de seis metros de altura, com um declive em direção ao la Plata.
O monte será cortado por um caminho, representando a ferida legada à sociedade pelo regime autoritário. Nesse caminho, haverá placas com o nome das vítimas.
Segundo Alegre, existe uma lista oficial com cerca de 10 mil nomes. Estimativas de organismos privados falam em 30 mil mortes.


Texto Anterior: Vida Bandida - Voltaire de Souza: A grana da viúva
Próximo Texto: Show: Marcelo D2 canta seu CD solo em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.