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Jogos de luz de Caravaggio foram influência
do enviado a Madri
Diego Rodríguez de Silva y Velázquez nasceu em Sevilha em uma
época em que a cidade era o mais
importante centro cultural e comercial da Espanha, então a nação
mais rica do mundo.
Sua transferência para Madri se
deu em 1623, ano em que realizou
seu primeiro retrato de Felipe 4º. O
rei gostou tanto do trabalho que
não permitiu mais que outro pintor o retratasse.
Além de uma escola que servia
aos interesses pessoais da classe
dominante, a pintura da corte,
grande filão do pintor, também supria uma necessidade burocrática,
já que muitas de suas obras tinham
como destino os palácios, embaixadas e repartições públicas.
Já pintor da corte, realizou duas
viagens para a Itália, onde teve
contato com obras de Caravaggio,
artista que deixou uma marca indelével em sua produção.
Telas como "O Triunfo de Baco"
(1929), por exemplo, realizada durante sua estadia em Roma, apresenta a predileção de Velázquez
por cenas mais concisas ou em interiores e pelos jogos de luz, características frequentes nos trabalhos
do italiano.
Outra característica que aproxima o espanhol do maneirista é a
humanização dos deuses e a adequação de um tema mitológico
clássico à realidade cotidiana, como em "A Forja de Vulcano"
(1630), em que colocou lado a lado
divindades e seres humanos.
Ao tratamento de luz apregoado
por Caravaggio, Velázquez acrescentou uma nova concepção de espaço, influência dos pintores venezianos, como Veronese e Bellini.
Com eles, a paisagem começou a
ganhar destaque em sua relação
com as figuras humanas.
A privilegiada posição de pintor
da corte permitiu que Velázquez
vivesse sempre com bastante conforto, entretanto ele não se prendeu apenas à representação da
classe dominante e retratou com
dignidade ímpar figuras marginais
da corte espanhola, como anões e
bufões.
Para alguns deles, criou fundos
neutros, espaços etéreos que sublinham o caráter sublime desses
personagens.
"As Meninas" (1656), a mundialmente conhecida obra-prima do
pintor, reúne os dois grupos: nobres e desfavorecidos.
A tela representa a infanta Margarida rodeada por damas de companhia (as chamadas "meninas",
palavra importada de Portugal, na
época, anexado à Espanha).
Apresenta a corte de forma saudosista, já que retrata a pompa da
família real em um momento que o
império espanhol está perto do colapso. Tela repleta de sugestões,
demonstra que Velázquez deve ser
visto não como realista, mas a partir de seus simbolismos.
(CF)
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