São Paulo, Sexta-feira, 14 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trio completa 15 anos em 99

da Reportagem Local

Com um currículo que mistura bonecos, acrobacias, malabarismos, dança, música e artes plásticas, o grupo Pia Fraus completa 15 anos de carreira em 1999.
Apesar de paulistana desde sua formação, a companhia deve muito de sua existência a Minas Gerais: foi em Belo Horizonte que Beto Andretta e Beto Lima se encontraram em 1984, em um projeto que unia arte e educação. "Nunca mais nos separamos", diz Lima, nascido no interior de Minas.
De lá para cá, o grupo já fez de tudo um pouco, unindo-se, inclusive, ao XPTO no espetáculo "Babel Bum", no qual ficou dois anos e meio em cartaz.
Uma de suas mais antigas montagens é o infantil "O Vaqueiro e o Bicho Frouxo", dirigido por Naum Alves de Souza.
Para o público infantil, realizaram também "Gigantes de Ar", sob direção de Carla Candiotto -que agora participa, como atriz, de "Navegadores". Brincando com o meio circense, a peça utilizava imensos bonecos infláveis.
Há ainda "O Malefício da Mariposa", comédia baseada em texto do espanhol Federico García Lorca que está em cartaz até 13 de junho no Centro Cultural São Paulo.
"Batalhamos muito até sermos reconhecidos e por bastante tempo fomos ignorados. Mas esse período foi importante para nossa evolução, para maturarmos uma linguagem dramatúrgica", diz Andretta, que planeja para as comemorações dos 15 anos do grupo uma exposição.
Ele lembra quando estrearam "Flor de Obsessão", uma das mais famosas montagens da Pia Fraus, em que por meio de bonecos abordavam o universo de Nelson Rodrigues. "No início, o teatro ficava às moscas. Só depois de um certo tempo é que as pessoas foram assisti-lo." O espetáculo participou em 1997 do Festival de Teatro de Edimburgo, onde ganharam prêmio da crítica. (ES)

Peça: O Malefício da Mariposa Quando: sábados e domingos, às 16h (até 13 de junho) Onde: Centro Cultural São Paulo - sala Jardel Filho (r. Vergueiro, 1.000, tel. 011/277-3611) Quanto: R$ 6


Texto Anterior: Conheça a peça
Próximo Texto: Cadiz foca atenção no Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.