São Paulo, quinta-feira, 14 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Jerry Lewis completo em filme notável

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Já devidamente massacrados pela infame refilmagem de "O Professor Aloprado", podemos contemplar o original de Jerry Lewis, talvez a sua obra-prima (no TC Cult, 20h).
É, enfim, o encontro do médico com o monstro, para efeitos de uma sociedade em que beleza e juventude se tornam dominantes. E Jerry é, para começar, o que ele sempre foi: o professor deslocado, clichê absoluto de cientista louco, que vive explodindo laboratórios com seus experimentos.
Por horrível que seja, o professor tem olhos para suas belas alunas, a começar pela provocante Stella Stevens. É isso que o leva a inventar a fórmula que o transforma num galã-cantor. Em suma, Jerry faz Jerry e também faz Dean Martin, além de dirigir o filme: o cineasta total, como ele mesmo se denominava.
Filme notável, "O Professor Aloprado" se beneficia da observação detida de uma sociedade que despreza o diferente, rejeita o fracassado e cultua as aparências.


Texto Anterior: Música: Pedro Luís quer "descobrir" sons pelo país
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.