São Paulo, segunda-feira, 14 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA SOUL

Rainha do novo soul retoma a ousadia e o suingue da estreia

A norte-americana Erykah Badu, que surgiu nos 1990, volta à forma com letras engajadas e canções de amor

ADRIANA FERREIRA SILVA
EDITORA DO GUIA FOLHA

Erykah Badu está em um ótimo momento. Com os álbuns "New Amerykah" partes 1 e 2 -lançados em 2008 e neste ano, respectivamente-, a "rainha do novo soul" retomou a forma de quando surgiu nos anos 1990.
No primeiro, "New Amerykah - Part One (4th World War)", optou pelo engajamento. As letras mesclavam temas pessoais (como de praxe em sua obra) a críticas sociais, em atmosfera "dark", criada por produtores como Madlib e Shafiq Husayn.
A faixa de abertura, "Amerykahn Promise", sintetizava sua intenção: embalada por um funk intergaláctico com referências a Funkadelic e Sly Stone, ela ironizava o "american way of life".
Já "New Amerykah - Part Two (Return of the Ankh)" aproxima a cantora de "Baduizm" (1997), sua clássica estreia.
Soul, funk e jazz são revisitados em canções de amor.
O visual afrofuturista que marca os dois discos se traduz em interferências "espaciais", que pontuam faixas como "Love" e "Incense" -esta, nova parceria entre Badu e Madlib, um dos mais criativos artistas do hip-hop.
O estilo das ruas, presente no visual e nas influências, aparece ainda na maneira hábil como Badu rima, como em "Out my Mind, Just in Time", que comete a ousadia de ter dez minutos em dois "tempos" (passa do jazz a uma base experimental).
A música hit, no entanto, é "Window Seat", que ganhou um polêmico videoclipe.
Nele, a cantora caminha, tirando peças da roupa, pela rua onde o presidente J.F.
Kennedy foi assassinado. Ao final, nua, Erykah Badu cai com um tiro na nuca, referência ao vídeo da dupla americana Matt and Kim.


NEW AMERYKAH - PART TWO (RETURN OF THE ANKAH)

ARTISTA Erykah Badu
GRAVADORA Universal/Motown
QUANTO R$ 34,90, em média
AVALIAÇÃO ótimo



Texto Anterior: Crítica - Pop: Kate Nash arrisca e vai da psicodelia à new wave
Próximo Texto: Roger Cruz lança gibi autobiográfico
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.