São Paulo, Segunda-feira, 14 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LANÇAMENTO
Coral judaico comemora dez anos com filme e CD

CLÁUDIA GURFINKEL
free-lance para a Folha

Um filme sobre as barbáries do mundo e um CD com músicas em iídiche (língua com base no alemão do século 14, acrescido de elementos hebraicos e eslavos). Foi esse o jeito que o coral Tradição e seus 35 componentes encontraram para comemorar dez anos de existência.
O CD "Canta Tradição" será lançado amanhã no Instituto Cultural Israelita Brasileiro (ICIB), em São Paulo. Uma das 18 faixas do disco, "Dos Kelbl" (O Bezerro), está presente no curta-metragem "Algo em Comum", de Reinaldo Pinheiro e Edú Ramos, que terá sua pré-estréia no dia 30 de junho no Museu da Imagem e do Som (MIS).
O curta mostra um menino negro correndo pelas ruas da metrópole e o coral de velhos judeus ensaiando músicas do holocausto. A canção é uma espécie de catarse. De repente, o menino se insere no ensaio e, aos poucos, começa a se identificar com os cantores.
"Para localizar esses dois elementos, os judeus e os meninos abandonados, inserimos no filme imagens fortes tanto da questão do menor de rua do Brasil quanto do holocausto judaico", diz Pinheiro.
O protagonista do filme é Mário Sérgio dos Santos Oliveira, 10, que foi selecionado entre 120 crianças.
Diferentemente do outro filme da dupla, " A Desforra da Titia" (1995), "Algo em Comum" não tem nenhuma fala. "Em certos momentos, a palavra não tem significado", afirma Ramos.
As filmagens se passaram no Bom Retiro, tradicional bairro judaico até o final da década 80. "É um bairro muito descaracterizado por causa das "invasões': depois dos judeus ainda vieram os coreanos e os bolivianos. Mesmo assim, continua sendo um local ecumênico", diz Pinheiro.
O filme fala de barbárie, mas também de encontro. "E é com esse encontro que tentamos passar uma visão pacifista do assunto", acrescenta Ramos.
O filme termina com o menino cantando a mesma música do coral, mas em português. "A letra fala sobre aqueles que, como o bezerro, se deixam levar para o matadouro, mas também sobre aqueles que, como os pássaros, voam em liberdade", diz Hugueta Sendacz, maestrina do coral Tradição.




O quê: lançamento do CD "Canta Tradição", com o grupo Tradição
Onde: ICIB (r. Três Rios, 252, tel. 227-0909)
Quando: hoje, às 20h
Quanto: entrada franca



Texto Anterior: Evento: "Medéia" tem leitura amanhã
Próximo Texto: DVD: Tempos Modernos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.