São Paulo, terça-feira, 14 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Mais popular, "JN" prejudica o "Domingão"

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Aparentemente, a intenção era ajudar o "Domingão do Faustão". Mas a exibição pelo "Jornal Nacional", no sábado, de trecho de gravação clandestina em que um pastor evangélico culpa o técnico Wanderley Luxemburgo pela saída de Marcelinho Carioca do Corinthians acabou favorecendo o concorrente, o "Domingo Legal".
A gravação era o principal material do "Domingão do Faustão" de anteontem. A divulgação da fita, no entanto, irritou Marcelinho. Logo após o "JN" de sábado, Walter Wanderley, diretor do "Domingo Legal", ligou para o jogador, que aceitou ir ao programa do SBT. A Globo tentava levar o atleta ao palco do "Domingão".
De carona na fita, o "Domingo Legal", com Marcelinho no palco, deu picos de 35 pontos. E a exibição da fita não conseguiu manter no "Domingão do Faustão" a audiência do futebol (26 pontos, contra 20 do SBT). O "Domingão" perdeu de 23 a 29 pontos para o programa de Gugu Liberato.
A exibição da fita pelo "JN" gerou um foco de crise na Globo. Ontem, falava-se em demissões.
A Globo nega, mas o "JN" está passando por mudanças. A emissora busca para o telejornal (que há dois meses estacionou na média de 38 pontos, contra 41 em maio) uma fórmula de jornalismo-show. Quer mais denúncias e variedades -no sábado, uma das manchetes era sobre um casal que abandonou a mãe de aluguel porque ela ficou grávida de gêmeos.

OUTRO CANAL

Vôo cego 1
O SBT ficou sem os dados em tempo real de audiência das 12h às 16h de anteontem. O serviço voltou assim que começou o "Domingo Legal". Os dados do Ibope são uma ferramenta para o programa, que muda atrações conforme os números.

Vôo cego 2
Para o SBT, o corte do serviço foi punição do Ibope. O instituto ameaça suspender o envio de dados para emissoras que anunciarem no ar sua audiência. E Silvio Santos andou fazendo isso, ao perguntar a Gugu Liberato, em domingos anteriores, se o "ibope estava subindo". O Ibope não comentou o assunto.

Exílio 1
Repórter do "Cidade Alerta", o jornalista Roberto Souza se diz perseguido pela direção de jornalismo da TV Record, supostamente por ser membro da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que lhe dá estabilidade no emprego.

Exílio 2
Souza diz que, não bastasse ter ficado sem fazer uma reportagem desde abril, em julho a Record o enviou para Salvador, apenas com passagem de ida, para tentar impedir sua reeleição na Cipa, o que mesmo assim acabou acontecendo. Lá, ele ficou em um "hotel" de R$ 28 a diária. Souza pagou sua passagem de volta. A assessoria da Record diz que a emissora não vai comentar o assunto.

E-mail daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Buemba! Coroas exigem a minissérie "Presença de Sukita"!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.