|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
TV
Carlos Nascimento reformula o "Jornal da Band" para enfrentar a ex-colega da Globo, que estréia amanhã o "SBT Brasil"
Band se "arma" contra Ana Paula Padrão
LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
"É competição mesmo, e nós
vamos para cima." É o que diz
Fernando Mitre, diretor de jornalismo da Bandeirantes, sobre o fato de o "SBT Brasil", com Ana
Paula Padrão, estrear amanhã no
mesmo horário do "Jornal da
Band", com Carlos Nascimento.
Padrão -18 anos de Globo-
entrará no ar amanhã com o telejornal que promete dar um rumo
à bagunçada história do jornalismo no SBT. O seu "boa noite" virá
às 19h15, só cinco minutos antes
de o ex-colega de emissora Carlos
Nascimento -global por 27
anos- iniciar o "Jornal da Band".
Padrão diz que lamenta a coincidência. "Acho o Carlos Nascimento um dos melhores apresentadores do país. Seria bom que o
telespectador pudesse assistir ao
jornal dele e ao meu", afirma.
Até a semana passada, o noticiário de Nascimento "reinava" sozinho nesse horário nos canais
abertos. O SBT optou por colocar
Padrão para concorrer com ele e
"fugir" de "Jornal Nacional" e
"Jornal da Record" (apresentado
por Boris Casoy), transmitidos
mais tarde, a partir das 20h15.
Ao saber do horário de exibição
do "SBT Brasil", a Band se apressou em preparar novidades para
seu telejornal (veja quadro nesta
página). Até a última quinta-feira
(conclusão desta edição), profissionais corriam a fim de tentar
concluir um novo cenário a tempo de colocá-lo no ar amanhã,
dando "boas-vindas" a Padrão.
Além disso, ampliou o quadro
de correspondentes, antes resumido a um repórter em Madri.
Fechou acordo para utilizar três
jornalistas da BBC Brasil (Londres, Washington e Oriente Médio) e contratou um em Nova
York. O "SBT Brasil" entra no ar
com quatro (Oriente Médio, Milão, Londres e Nova York).
Em São Paulo, a equipe do "Jornal da Band" é de cem profissionais, segundo Nascimento, contra
60 do "SBT Brasil". Padrão, no entanto, pretende ampliar o staff.
Além de ter de enfrentar todo o
investimento de Silvio Santos, a
Band terá de encarar uma difícil
disputa por audiência, já que o
horário do "SBT Brasil" -ocupado até sexta-feira pelo "Programa
do Ratinho"- marca dez pontos
de pontos de média no Ibope. Já é
o dobro da melhor média registrada pelo "Jornal da Band" (cada
ponto equivale a 52,3 mil domicílios na Grande São Paulo).
"Eles estão montando uma estrutura grande, e a Ana Paula é
uma profissional muito competente. Mas nós não estamos a pé.
A Band tem história de credibilidade em jornalismo, equipe forte
e conta com uma rede de afiliadas", afirma Nascimento à Folha.
Mitre diz que o "SBT Brasil" e o
"Jornal da Band" disputarão,
principalmente, a melhor cobertura dos fatos do dia. Para se diferenciar do concorrente, afirma o
diretor, a Bandeirantes irá investir
em reportagens especiais.
Além do passado global comum
-dividiam a bancada do "JN"
aos sábados e comandaram juntos a cobertura do 11 de Setembro-, outra coincidência nas
carreiras de Nascimento e Padrão: neste ano, dividiram o Troféu Imprensa de melhor telejornal. Ele com o "Jornal da Band",
ela, com o "Jornal da Globo".
Texto Anterior: "Um filme falado": Oliveira envereda por mitos históricos Próximo Texto: Televisão: Canais "diferentes" têm espectadores fiéis Índice
|