São Paulo, segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Cultura resgata Clementina e Adoniran

LUIZ GUSTAVO ROLLO
DA REDAÇÃO

Comprou o jornal da manhã para saber das novidades? Se o senhor não está lembrado e pode vadiar na madrugada, não perca esse trem que sai à 1h15 na TV Cultura. Clementina de Jesus (1902-87) e Adoniran Barbosa (1910-82) dividem o palco em show de 1980.
O registro visual é raro. As duas vozes já haviam se juntado à de Carlinhos Vergueiro no ano anterior (79) para a gravação de "Torresmo à Milanesa", no disco "Clementina e Convidados". No ano seguinte, foi Adoniran que abriu espaço para ela em seu disco.
No show desta madrugada, os dois são acompanhados por Talismã e seu Conjunto. Melhor para Adoniran, que já era acompanhado pelo grupo e sobe ao palco com os arranjos prontos dos sambas "As Mariposa", "Já Fui uma Brasa", "Tiro ao Álvaro", entre outros.
Pior para a Rainha Quelé, que teve de enfrentar harmonias e tonalidades erradas.
A escolha do repertório também não explorou o que Clementina tinha de melhor: seus arquivos de lundus, vissungos, jongos e ladainhas, que aprendeu com a mãe. A produção também errou o nome de duas músicas cantadas por ela.
Após 40 minutos, os dois dividem abraçados "Torresmo à Milanesa". Apesar da ingratidão do horário, vale a pena.


REPERTÓRIO POPULAR
Quando:
de hoje para amanhã, à 1h15
Onde: TV Cultura


Texto Anterior: Mostra de filmes trata dance music como se fosse jazz
Próximo Texto: HQ reúne heróis de editoras rivais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.