São Paulo, Sábado, 14 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES NA TV - INÁCIO ARAUJO

MÁQUINA MORTÍFERA 3
Globo, 13h40. (Lethal Weapon 3). EUA, 1992, 118 min. Direção: Richard Donner. Com Mel Gibson, Danny Glover, Joe Pesci. Glover está cada vez mais perto da aposentadoria (e cada vez mais cauteloso). Mas Gibson arrasta-o para o perigo. Chuvas de explosões, bem ao gosto do público pré-adolescente do horário. Avaliação:   

URSINHOS CARINHOSOS
SBT, 14h. (Care Bears 2 - New Generation). EUA, 1987, 76 min. Direção: Dale Schott. Longa-metragem de desenho de muito sucesso nos anos 80. Fofinhos, mas chatinhos. Deve agradar só a meninas bem novinhas. Avaliação:   

A BALADA DO PISTOLEIRO
Bandeirantes, 22h15. (Desperado). EUA, 1995, 104 min. Direção: Robert Rodriguez. Com Antonio Banderas, Joaquim de Almeida, Salma Hayek, Steve Buscemi. Banderas é o sujeito que aparece em uma cidade disposto a acertar umas tantas contas. Estranha evolução do diretor: quando o filme não é convencional, é puro exercício de estilo, quando não é estilo, é nada. Avaliação:  

BOM DIA, BABILÔNIA
Cultura, 22h30. Itália/França/EUA, 1987, 117 min. Direção: Paolo e Vittorio Taviani. Com Vincent Spano, Joaquim de Almeida, Greta Scacchi, Omero Antonucci. Dois irmãos de uma família italiana de artesãos em decadência partem para a América e topam com Hollywood, no exato momento em que D.W. Griffith prepara seu majestoso e magistral "Intolerância". Eles trabalharão no filme. O encontro entre dois mundos: uma Europa sofisticada e decadente e uma América que descobre a si mesma, ao cinema e ao mundo. Encontro entre tradição e moderno. Encontro, ainda, entre o cinema italiano e o americano. Legendado. Avaliação:     

MERCENÁRIO
Record, 22h30. (Mercenary). EUA, 1996, 97 min. Direção: Avi Nesher. Com Oliver Gruner, John Ritter, Martin Kove. Mercenário especializado na obtenção e venda de segredos militares se vê constrangido a vingar um parceiro morto. Enfim, um mercenário diante das câmeras e um mercenário atrás das câmeras. Avaliação:  

MEU QUERIDO PRESIDENTE
Globo, 23h. (The American President). EUA,1995. Direção: Rob Reiner. Com Michael Douglas, Annette Bening, Martin Sheen, Michael J. Fox, Richard Dreyfuss. Presidente dos Estados Unidos (Douglas), viúvo, apaixona-se por advogada lobista (Bening) e vê sua reeleição ameaçada. Os protagonistas estão apagados, e o filme não podia ser mais meloso. Só se salvam os coadjuvantes Sheen e Dreyfuss. Avaliação:   

A VINGANÇA DE EMMANUELLE
Bandeirantes, 0h15. (Emannuelle's Revenge). França, 1993, 90 min. Direção: Francis Leroi. Com Sylvia Kristel, Marcella Walerstein. Kristel continua a apadrinhar sua sucessora, Walerstein, em mais um filme da série, aqui girando em torno de modelo negra que, ao participar de uma filmagem, desentende-se com o produtor abusado. Inédito. Avaliação:  

BEM-VINDO À CASA DE BONECAS
Globo, 1h05. (Welcome to the Dollhouse). EUA, 1995. Direção:Todd Solondz. Com Heather Matarazzo, Victoria Davis. Menina de 11 anos tímida, desajeitada e feiosa não tem amigos na escola e vive perseguida pela própria família. Retrato sem retoques da crueldade dos pré-adolescentes (com eles mesmos e com os outros). Primeiro filme de Solondz (de "Felicidade") a chegar ao público brasileiro. Avaliação:    

ENTRE DOIS AMORES
SBT, 1h30. (Out of Africa). EUA, 1985, 154 min. Direção: Sydney Pollack. Com Meryl Streep, Robert Redford, Klaus Maria Brandauer. Dois amores e sete Oscar, incluindo melhor filme, direção, roteiro e fotografia. A história entediante de uma entediada aristocrata inglesa, casada, que descobre o amor. Avaliação:   

TV PAGA
A força de Tippi Hedren

da Redação


Vale a pena voltar ao documentário "Hitchcock - 100 Anos de Suspense" (Telecine 5, 9h), sobretudo pelo depoimento mais intenso que existe ali, o de Tippi Hedren.
Tippi não guarda mágoas do cineasta que quase a triturou em "Os Pássaros", de uma forma em que é difícil reconhecer o que existia de sádico e o que era "artístico" nas provações que Hitchcock lhe impôs.
Mais tarde, às 22h, o mesmo Telecine 5 exibe "Marnie, Confissões de uma Ladra", injustiçado filme em que suspense e romance se encontram de forma intensa, com Sean Connery como o milionário que se apaixona pela ladra Hedren e tenta compreendê-la. Como com frequência em Hitchcock, um dos personagens viaja na fantasia do outro, e nós viajamos em ambas.
(IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Só a vida para ser vivida
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Tem vacina contra a paralisia nacional?
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.