São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Divulgação/Record
COMEÇOU Heitor Martinez, Bianca Rinaldi (como a grávida Joana) e Ítala Nandi em intervalo de gravação da novela "Prova de Amor", que inaugurou na última quinta os estúdios da Record no Rio

Novela despenca e SBT perde 13% à noite

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O remake do SBT para "Os Ricos Também Choram", clássico da telenovela latina, tem sido até agora um fiasco no Ibope. A produção, que estreou em 18 de julho, derrubou pela metade a audiência da emissora em sua faixa de "novelas brasileiras" (na verdade adaptações de textos comprados da rede mexicana Televisa).
Em junho, com "Esmeralda", dramalhão cuja mocinha era cega, o SBT marcou média de 14,7 pontos na Grande São Paulo. Em julho, na média de "Esmeralda" e "Os Ricos", a faixa cravou 13,2. Em agosto, "Os Ricos" marcou apenas 7,3 pontos.
"Os Ricos Também Choram" teve o pior desempenho entre todos os programas do SBT em agosto. No horário nobre (18h/ 24h), a audiência média da emissora caiu 13% no mês (de 12,4 para 10,8 pontos). O SBT, que vinha em tendência de alta, foi a única rede que perdeu ibope em agosto.
Além da novela, perderam público as sessões de filmes de terças e quintas, "Family Feud" e "Roda a Roda". No horário que passou a ser ocupado pelo "SBT Brasil", a queda foi de dez para oito pontos.
O SBT não comentou os números. Nos bastidores da rede, atribui-se parcialmente o fiasco de "Os Ricos" ao fato de a novela começar às 21h, no mesmo horário de "América", da Globo _mas isso já ocorria em junho com "Esmeralda", que entrava às 20h50.
A Record tem agora a novela mais vista fora as da Globo.

OUTRO CANAL

Alta Apesar dos tropeços iniciais e dos buracos que ainda persistem na trama, "América" já é tão bem-sucedida no Ibope quanto sua antecessora, "Senhora do Destino", uma das novelas mais vistas de todos os tempos. Até o capítulo de anteontem, tinha 48 pontos, mesma média de "Senhora do Destino" até o 157º episódio.

Lugar-comum O telespectador que não agüenta mais ver as mesmas tomadas de Miami em "América" terá de se contentar. A Globo não planeja enviar novamente equipe para os Estados Unidos, nem mesmo para o final da trama, que será no início de novembro.

Proibido Em despacho publicado no "Diário Oficial" de ontem, o Ministério da Justiça classificou como inadequado para antes das 21h o programa "Vídeo Adrenalina", que a Rede TV! vem exibindo às 17h. Para o ministério, o programa, que mostra acidentes, é violento. A Rede TV! diz que já recorreu e que "Vídeo Adrenalina" não tem sangue nem imagens de feridos.

Festa O "Jornal da Band" teve anteontem média de sete pontos na Grande São Paulo, a melhor audiência desde que Carlos Nascimento tornou seu âncora, em março de 2004. Para comemorar, Nascimento apareceu ontem na emissora com sete garrafas de champanhe, algumas delas sorteadas entre a equipe.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br

Texto Anterior: José Simão: Buemba! Lula vai pra Guatemala e Cuecala!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.