São Paulo, segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

HORÁRIO NOBRE

Daryan Dornelles/Folha Imagem
Pierre Baitelli substituirá Reynaldo Gianecchini na pele do vilão gay de "Cinquentinha"

Escalado para interpretar Carlo, o vilão gay da minissérie "Cinquentinha", de Aguinaldo Silva, o ator Pierre Baitelli, 25, acha que Reynaldo Gianecchini recusou o papel -para o qual já havia sido confirmado- porque "o nome dele está mais em jogo". "Ele já está muito na boca do povo, então as pessoas falariam bem mais. Comigo é diferente, pois não sou uma figura notória", diz.

 

Mesmo assim, ele ficou preocupado com a repercussão e conversou com o diretor Wolf Maya antes de aceitar o personagem. "Ele me disse que o Carlo não seria exagerado nem afetado e que o fato de ele ser vilão vem antes de ser homossexual", conta Baitelli, que também levou em conta a circunstância de o trabalho ser uma minissérie, e não novela.

 

"Não vou ficar vários meses aparecendo na TV, de segunda a sexta, como um personagem gay." O ator vai conciliar as gravações com o musical "O Despertar da Primavera", em cartaz no Rio.

Pasta rosa
A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres fez um levantamento da participação feminina nas secretarias dos Estados. Elas ocupam 16,48% dos cargos, a maioria deles (73,56%) nas pastas sociais, como Educação e Assistência -descritas pela pesquisa como "relacionadas ao cuidado e à extensão do [trabalho] doméstico".

PASTA ROSA 2
O Estado que tem, proporcionalmente, mais mulheres secretárias é o Mato Grosso do Sul: elas representam 45,45% do secretariado. O governo de José Serra em SP aparece na 18ª posição (8%), com duas secretárias -mesmo número de ministras do governo Lula (Dilma Rousseff e Nilcéa Freire).

FAÇA O QUE EU DIGO
O levantamento também mostra que nem sempre o fato de a governadora ser mulher se reflete na presença feminina na equipe. O Pará de Ana Júlia Carepa (PT) tem o segundo maior índice nacional (27,27%, ou 6 secretárias em 22); já o Rio Grande do Norte de Wilma de Faria (PSB) está em 19º, com apenas uma mulher.

REPETECO
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) vai se reencontrar com a ex-namorada Mônica Veloso -nos tribunais. A jornalista está preparando uma ação para aumentar a pensão que ele paga à filha dos dois. Em 2007, eles fizeram um acordo na Justiça e Renan passou a pagar R$ 7.000 de pensão. O acordo expirou e a pensão caiu pela metade, já que o senador passou a pagar 35% do valor líquido de seu salário (ele ganha R$ 16 mil brutos). Mônica acha que a filha tem o direito de receber também 35% das verbas indenizatórias pagas aos senadores para gastos em gabinetes.

FALEI E DISSE
O senador alega que fez o acordo há dois anos porque "ela estava desempregada", o que não ocorre hoje. E que seria "um absurdo" pagar pensão também sobre o que recebe para gastar em seu trabalho parlamentar.

DOIS OU UM
O ex-governador Orestes Quércia (PMDB-SP) sempre torceu para que o PSDB escolha o secretário Aloysio Nunes Ferreira, da Casa Civil, para se candidatar à sucessão de José Serra (PSDB-SP) em SP. Mas entabulou conversa também com Geraldo Alckmin (PSDB-SP), outro pré-candidato. Quércia diz que conversa com todos, mas afirma que apoiará "quem os tucanos escolherem. E quem o Serra apoiar".

GRIPE LIGEIRA
Mais um nas estatísticas da gripe suína, o vocalista da banda Capital Inicial, Dinho Ouro Preto, teve que cancelar dois shows neste fim de semana, em Natal e Sorocaba, por causa da doença. Após sentir os sintomas e fazer os exames, Dinho foi diagnosticado com o vírus H1N1 na última quinta. O grupo ainda não decidiu se irá suspender os shows do próximo fim de semana.

CAMINHO DE SAMPA
Depois de "Caminho das Índias", a atriz Dira Paes deve estrear no cinema de São Paulo, em um filme do diretor Toni Venturi. "Estou empolgada, porque só fiz teatro até agora na cidade e ele é de uma turma muito guerreira", diz ela.

MULHERES DE ABEL
Já o ator Anderson Muller, que fez o guarda Abel, marido traído da personagem de Dira Paes em "Caminho das Índias", vai produzir, depois da novela, a peça "Marlene e Emilinha". A montagem, sobre as cantoras Emilinha Borba (1923-2005) e Marlene, 84 anos, rainhas da era de ouro do rádio, deve estrear no segundo semestre de 2010 e, segundo os planos de Muller, chegar a SP em 2011.

A GENTE PEDE BIS
A mesa do café de eventos que contam com a presença do prefeito de SP, Gilberto Kassab, ganhou recentemente um item obrigatório: o chocolate Bis. Ultimamente, o lanche tem se resumido à guloseima, além de água e café.

PRÉ-AUTOGRAFADO
Temendo um imprevisto que a impeça de comparecer à noite de autógrafos de sua própria biografia, "Movida pela Paixão", que será lançada hoje no Rio, a atriz Tônia Carrero, 87, pediu à Imprensa Oficial 150 exemplares da obra. Vai devolvê-los, assinados, para a editora distribuir no evento.

CURTO-CIRCUITO
A ATRIZ ISABELLE HUPERT estará na estreia de seu filme "Villa Amalia" (16 anos), no Cinesesc, hoje. Também será aberta a exposição "Retratos e Fotogramas: Isabelle Hupert".
CARLOS ALBERTO DÓRIA participa hoje, com quatro blogueiros da área de gastronomia, de debate do ciclo "Entre Estantes & Panelas", na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.
REGINA MORAES comanda hoje, às 20h30, no Terraço Daslu, mais uma edição do evento beneficente Les Chefs et Decors.
CHICO TUPYNAMBA inaugura hoje sua exposição "Mulheres", a partir das 19h, na Mercearia São Roque, no Itaim Bibi.
O CAFE DE LA MUSIQUE, o Instituto Mundo Jovem e o músico Allen Lima a realizam balada beneficente Noite das Índias pelo Bem, em homenagem à autora Gloria Perez. 18 anos.
A BBD EDITORA lança hoje, com almoço no restaurante Filipa, o "Beauty Guide", guia de endereços de beleza da cidade.
O CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) inaugura sala de alfabetização e capacitação no metrô Capão Redondo.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA

Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Irmão, estranho irmão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.