São Paulo, sábado, 14 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Flechas da Vingança
Record, 10h15.
(Apache Drums). EUA, 1951, 74 min. Direção: Hugo Fregonese. Com Stephen McNally. Depois de ser expulso de uma cidade, McNally volta para defendê-la dos índios.

O Estranho Mundo de Jack
SBT, 14h10.
(Nightmare Before Christmas). EUA, 1993, 76 min. Direção: Henry Selick. Jack, o esqueleto, rei do infeliz reino de Halloween, descobre a cidade do Natal e toma suas providências: sequestra Papai Noel e se dispõe a entregar os mais terríveis presentes para as crianças do mundo. Fascinante.

Bancando a Ama-Seca
Rede TV!, 13h50.
(Rock-a-bye Baby). EUA, 1958, 103 min. Direção: Frank Tashlin. Com Jerry Lewis, Marilyn Maxwell, Connie Stevens. Atriz por quem Jerry é apaixonado tenta impedir que os fãs saibam que ela é mãe de trigêmeos. Ele é convocado a tomar conta das crianças. Um dos grandes momentos da dupla Tashlin e Lewis.

Sociedade dos Poetas Mortos
SBT, 16h.
(Dead Poets Society). EUA, 1989, 128 min. Direção: Peter Weir. Com Robin Williams. Professor liberal abandona os manuais e faz seus alunos se apaixonarem pela escrita e pelos poetas. Mas a direção conservadora da escola não vê as coisas com bons olhos.

Quase sem Destino
Rede TV!, 15h50.
(Flashback). EUA, 1990, 108 min. Direção: Franco Amurri. Com Dennis Hopper. Hopper é um velho hippie, a quem um agente do FBI persegue, tentando fazê-lo cumprir pena a que foi condenado décadas atrás.

E o Bravo Ficou Só
Bandeirantes, 16h.
(Will Penny). EUA, 1968, 108 min. Direção: Tom Gries. Com Charlton Heston, Joan Hackett. O filme busca mostrar as durezas da vida de um caubói do Velho Oeste.

Um Golpe Brilhante
Bandeirantes, 20h50.
(Diamond Run). EUA, 1996, 86 min. Direção: David Giancola. Com Linda Lioka. Bela integrante de uma quadrilha rouba sozinha um precioso diamante e dá início a uma perseguição.

Anatomia de um Assassino
Rede TV!, 22h05.
(Body Parts). EUA, 1991, 88 min. Direção: Eric Red. Com Jeff Fahey, Kim Delaney. Psicólogo recebe o braço de um assassino no lugar do seu. A idéia é esquartejar o finado criminoso, doar suas partes e ver no que dá. Dá nisso.

Quem Matou Anabela?
Cultura, 23h.
Brasil, 1956, 90 min. Direção: Didier Akos de Hamza. Com Ana Esmeralda, Procópio Ferreira, Carlos Zara. História de policial que investiga o assassinato de uma jovem. É o filme da Maristela que mais lembra a Vera Cruz.

Parque dos Dinossauros
Globo, 23h.
(Jurassic Park). EUA, 1993, 126 min. Direção: Steven Spielberg. Com Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum. Milionário cria parque de dinossauros, recriados a partir de partículas de DNA fossilizadas. Os humanos (alguns deles) estão lá para brincadeira. Os dinossauros, não. Embora os caracteres sejam muito pouco desenvolvidos, o show é dos dinossauros, e as trucagens são verdadeiramente fantásticas.

O Inominável Retorno
Bandeirantes, 0h.
(The Unnamable Returns). 1992, 85 min. Direção: Jean-Paul Oueilette. Com John Rhys-Davies. Polícia procura livro de magia negra que seria o pivô de uma série de assassinatos.

Em Veneza com Emmanuelle
Bandeirantes, 2h.
(Emmanuelle in Venice). França, 1993, 90 min. Direção: Francis Leroi. Com Sylvia Kristel, Marcella Wallerstein. Emmanuelle tenta aproximar amiga infeliz de um antigo amante.

FILMES

Quando o patrocínio não faz falta

"Barrela - Escola de Crimes" (Canal Brasil, 2h) não é só a adaptação de uma peça de Plinio Marcos. É um filme de 1990, feito justamente no momento em que Collor fechou a Embrafilme e inviabilizou, por alguns anos, a existência de um cinema brasileiro.
É, portanto, um filme feito com modéstia quase franciscana, no qual seu diretor, Marco Antonio Cury, ao falar da vida de um grupo de presidiários, teve de passar por quase tantas privações quanto um de seus personagens. Mas é isso que dá força ao filme. Existe ali uma vontade de existir e de se sobrepor ao seu destino, o que de certo modo iguala fundo e forma.
Esse tipo de desconforto falta ao cinema mais recente, mais técnico, mas impregnado pela "cultura do patrocínio". (IA)

DESTAQUES DA TV PAGA

ESTRÉIA 1
HBO exibe parábola contra o reacionarismo

Hoje, às 20h30, a HBO leva ao ar "A Vida em Preto-e-Branco". O filme conta a história de um casal de irmãos que volta no tempo em que a TV ainda não era colorida e muda os hábitos da pacata Pleasantville. Realizado em 1998, o filme é dirigido por Gary Ross.

ESTRÉIA 2
Desenho animado é destaque no Telecine

Produzido pela empresa DreamWorks, de Steven Spielberg, o desenho animado "O Príncipe do Egito" é a estréia que o Telecine 1 leva ao ar hoje, às 21h30. A animação traz a história de Moisés, que deixa o Egito na infância e retorna como líder dos hebreus.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Clima confuso gera desilusão
Próximo Texto: Mônica Bergamo: Cerimônia baiana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.