São Paulo, sexta-feira, 14 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Repórter critica cobertura política da Globo

Kelly Fuzaro/MTV
PERUCA Elke Maravilha dá animada entrevista a João Gordo, que a MTV exibe neste domingo (23h40); a ex-jurada comenta filme em que Luana Piovani a interpreta e fala de sua "figura exuberante"

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Repórter especial da Globo, Carlos Dorneles enviou terça-feira a uma extensa lista de jornalistas da emissora e-mail em que, numa iniciativa inédita, critica abertamente a cobertura que a rede vem fazendo da crise política.
Diz o e-mail: "Ontem [segunda] fiz uma matéria sobre as tentativas de intermediações do irmão do presidente Lula. Denúncia baseada em matéria de ‘Veja’ de dois dias antes. Saiu no ‘JN’, com o devido destaque. Mas, no mesmo dia, o ‘Estadão’ dava matéria sobre a descoberta de conexões entre Cristiano Paz, sócio de Marcos Valério, e o comitê de campanha de José Serra. Não demos. Seria uma ótima oportunidade para mostrar que estamos fazendo uma cobertura jornalística da crise política. Falhamos".
A carta agitou os bastidores do jornalismo da Globo.
Para Ali Kamel, diretor-executivo de jornalismo da Globo, "divergências sobre a publicação ou não de matérias são fato rotineiro, e salutar, em todas as boas redações". "Vimos com naturalidade as ponderações de Carlos Dorneles e lamentamos que elas tenham sido feitas com atraso. Dorneles reconhece que a melhor atitude teria sido travar a discussão antes dos telejornais daquele dia. Os telespectadores da TV Globo são testemunhas de que a postura de nossos telejornais é de buscar sempre total isenção", diz Kamel.
Segundo a Globo, Dorneles disse que sua crítica foi pontual.

OUTRO CANAL

Aborto 1 O SBT vai encurtar em um mês "Os Ricos Também Choram", novela que fracassou no Ibope (média de sete pontos). A trama, que iria ao ar até o final de janeiro, acaba antes do Réveillon.

Aborto 2 Oficialmente, o SBT diz que "Os Ricos" será abreviada porque a emissora irá estrear novos programas em janeiro e fevereiro de 2006, ano em que completa 25 anos. Mas a substituta de "Os Ricos" não deverá ser nenhum novo "reality show", mas uma novela mexicana dublada, que taparia buraco de programação até março, quando está prevista a entrada de "Cristal", sua nova novela.

Espinho Chama-se tendinite calcárea do supra-espinhoso a doença que levou Mário Prata a se licenciar de "Bang Bang", novela das sete. "O nome é bonito, mas acho supra-espinhoso demais!", brinca.

Polêmica 1 Ex-diretor do "Show do Tom", Vildomar Batista reclama que foi prejudicado por título publicado aqui há uma semana ("Record veta ‘mensalinho’ em programas", sobre proibição de empresários de artistas dirigirem atrações). Batista é empresário de pelo menos um dos artistas que levou para o "Show do Tom", o humorista Pedro Manso.

Polêmica 2 "Não recebo comissão sobre o salário do Pedro Manso. Não existe mensalinho nem sou um pessoa corrupta", esclarece Batista.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão: Desarme-se! Loura vota em NÃO SEI!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.