São Paulo, sexta-feira, 14 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Nadinho da Ilha revisita Geraldo Pereira

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

Assim como Cyro Monteiro (1913-1973) e Roberto Silva, 85, Nadinho da Ilha, 71, é um excelente cantor que pouco se dedicou à composição e preferiu se esmerar na interpretação do samba sincopado. Se um dos maiores mestres desse samba cheio de curvas, degraus e quebras é Geraldo Pereira (1918-1955), como pode dar errado um CD de Nadinho chamado "Meu Amigo Geraldo Pereira"?
Quando ele ainda era o menino Aguinaldo Caldeira no morro do Borel, na Tijuca (zona norte do Rio de Janeiro), seu tio Nilo Chagas -que formou o Trio de Ouro com Dalva de Oliveira e Herivelto Martins- recebia muita gente da música, inclusive Geraldo.
"Comecei a aprender as manhas do sincopado naquela época. Depois, quando eu tinha 12 anos, Geraldo me levou para tocar tamborim na rádio Clube", conta Nadinho, que ganhou o sufixo "da Ilha" por causa da Ilha dos Velhacos, área do Borel.
Ele também atuou no teatro, nos musicais "Deus lhe Pague" e "Ópera do Malandro", e em humorísticos de TV como "A Praça é Nossa". "Acho que eu sou meio engraçado", justifica.

O disco
O humor é forte no CD. Em sambas como "Você Está Sumindo", "Cabritada Malsucedida" e "Acertei no Milhar", Nadinho brinca à vontade com as nuances das melodias e das letras.
"Você Está Sumindo", com o arranjo amaxixado de Henrique Cazes, é o melhor momento do disco, permitindo ao cantor ser tão sinuoso quanto preciso.
No departamento dos clássicos, Nadinho dá seu recado em "Falsa Baiana", "Escurinho" e "Escurinha". Ele brilha mais na irônica "Ministério da Economia" e na maliciosa "Chegou a Bonitona". E comprova a versatilidade sua e de Geraldo na valsa "Mais Cedo ou Mais Tarde" e no choro "Pedro do Pedregulho".


Meu Amigo Geraldo Pereira
    
Artista: Nadinho da Ilha
Gravadora: Rob Digital
Quanto: R$ 23, em média


Texto Anterior: CDs - Rock: Acústico do Rappa evita hits e mantém tom enérgico da banda
Próximo Texto: Nas lojas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.