São Paulo, sexta-feira, 14 de outubro de 2005

Texto Anterior | Índice

Lygia Fagundes diz que Nobel ignora o Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

A romancista Lygia Fagundes Telles lamentou, ontem à tarde, que a Academia Sueca, que concede o Prêmio Nobel de Literatura desde 1901, continue ignorando os autores brasileiros.
O comentário da escritora veio depois do anúncio, ontem, de que o britânico Harold Pinter, um dos maiores expoentes do teatro dramático do século 20, vencera o Nobel de Literatura deste ano.
Telles está no Porto, em Portugal, onde recebeu, das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu colega português, Jorge Sampaio, o Prêmio Camões 2005 de Literatura, o mais importante da língua portuguesa. A entrega ocorreu durante as cerimônias da 8ª Cúpula Luso-Brasileira.
"A literatura brasileira está bem posicionada", acrescentou ela, que disse não estar familiarizada com o trabalho de Pinter. "Algum dia, quem sabe, se lembrarão do Brasil", afirmou a escritora, falando à agência de notícias Lusa.
O único autor de língua portuguesa a receber o Nobel de Literatura foi o romancista e poeta português José Saramago, premiado em 1998. Na América Latina, já foram cinco premiados.


Texto Anterior: Cinema: "Amor nos Tempos do Cólera" vira filme
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.