São Paulo, quarta-feira, 14 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Seleção "encalha" Copa de 2002 na Globo

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O fraco desempenho da seleção brasileira de futebol nas eliminatórias da Copa de 2002 causou um fato inédito. Pela primeira vez nas últimas três décadas, a Globo chega ao último jogo das eliminatórias sem ter vendido todas as cotas de patrocínio do maior evento do futebol no mundo. O Brasil decide hoje contra a Venezuela a última vaga da América do Sul .
Até ontem de manhã, apenas Coca-Cola e Ambev/cerveja Antarctica tinham comprado uma das seis cotas de patrocínio das transmissões do Mundial. Outras duas cotas estariam comprometidas com o banco Itaú e a Telemar. Restavam pelo menos duas.
Segundo especialistas em mídia, as transmissões da Copa nunca estiveram tão desvalorizadas. A Globo sempre vendeu as cotas antes do final das eliminatórias. Até os patrocinadores da Fifa declinaram da prioridade -deles, apenas a Coca-Cola, que enfrentava a concorrência do guaraná Antarctica, garantiu seu espaço.
Antes, o mau futebol da seleção já tinha provocado outro prejuízo: cada cota está sendo vendida por R$ 35 milhões, quando poderia valer até R$ 50 milhões, de acordo com analistas de mídia.
Lançado em outubro junto com o patrocínio da Copa, o pacote de cotas do futebol-2002 (todos os campeonatos menos a Copa) já está totalmente vendido. Cada cota custou R$ 50 milhões. A Globo pagou US$ 220 milhões pelos direitos de transmissão da Copa.

OUTRO CANAL

Infidelidade
Pela quarta semana consecutiva, o "Eu Vi na TV", da Rede TV!, tirou pontos do "Programa do Jô", da Globo. Ontem de madrugada, o telebarraco de João Kléber ficou 20 minutos na liderança. Chegou a "humilhar", à 1h01, por 10 pontos a 6.

Criatividade
Depois de ressuscitar "A Grande Família", a Globo estuda uma nova versão de outro clássico dos anos 70/80, o humorístico "Balança Mas Não Cai".

Rei
A Globo está vendendo quatro cotas de patrocínio do especial de Roberto Carlos, por R$ 480 mil cada. O Bradesco já levou uma. O cantor não admite anunciantes de bebidas em seus especiais.

GLS
A DirecTV vai exibir em dezembro, no canal 669, o que considera os nove melhores filmes do Mix Brasil - Festival da Diversidade Sexual. É a primeira vez que o festival de filmes gays chega à TV, embora pelo sistema "pay-per-view".

Estrela
Luciana Gimenez criou um belo problema para a Rede TV!. Por contrato, ela tem direito a duas passagens semanais para o Rio. Mas não quer voar pela Vasp, única empresa aérea que mantém permuta com a emissora.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Hoje a plástica do Galvão despenca!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.