São Paulo, quarta-feira, 14 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Casa dos Artistas", versão do SBT para o "reality show", empata por 2 minutos com "O Clone"

O pai bilionário do "grande irmão"

No auge da crise do entretenimento, a Endemol, criadora de "Big Brother", tem aumento de 73,4% em seu faturamento

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

"Big Brother", centro da disputa judicial entre Globo e SBT, não é "só" capaz de causar um dos maiores conflitos da TV brasileira. Graças ao fenômeno, a Endemol, criadora do "reality show", teve um crescimento de 73,4% em seu faturamento no primeiro semestre deste ano, em plena crise do mercado de entretenimento.
A empresa holandesa, que faz parte do grupo espanhol Telefónica desde 2000, faturou, no ano passado, o equivalente a R$ 1,4 bilhão. Nos primeiros seis meses de 2001, o faturamento corresponde a cerca de R$ 1 bilhão.
Formada em 94, da união das produtoras de Joo van den Ende e John de Mol (daí o nome), a Endemol tem hoje filiais e parceiros em mais de 20 países. No ano passado, produziu cerca de 300 programas, ficando cerca de 14 mil horas no ar em vários países.
Hoje há aproximadamente 500 atrações em seu "catálogo" de produtos para a TV e outras áreas do entretenimento (detém, por exemplo, os direitos de produção do "Holiday on Ice"). "Big Brother" e outros "reality shows" famosos equivalem a apenas 20% do que é vendido pela empresa.
Mas, pelo sucesso mundial, "Big Brother", que confina pessoas numa casa, é seu carro-chefe. Foi o que atraiu a TV Globo para uma parceria, selada em agosto.
O acordo, porém, não se resume à produção da versão brasileira do "reality show". Se fosse assim, o negócio já estaria ameaçado, já que o SBT lançou antes "Casa dos Artistas", um "Big Brother" com famosos que chega a deixar a Globo em segundo lugar na audiência (leia à pág. E4). A Endemol deverá ser parceira da emissora brasileira na criação de um novo canal, voltado ao público jovem.
Outro investimento da holandesa que interessa à Globo é o desenvolvimento de programação interativa. Quer usar o "know how" dos parceiros para ser pioneira nessa tecnologia quando a TV digital, que possibilita a interatividade, chegar ao Brasil.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Grande irmão: "Casa" é fenômeno no Ibope e na Justiça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.