São Paulo, domingo, 14 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção traz síntese da filosofia de Aristóteles

"A Política" apresenta os vastos conhecimentos do pensador grego

O volume, que chega às bancas em 21/11, faz parte da série de obras que mudaram a forma de pensar o mundo

DE SÃO PAULO

Ele foi discípulo do maior pensador de seu tempo e mestre de um dos mais célebres monarcas da Antiguidade. "A Política", de Aristóteles (tradução de Nestor Silveira), é o volume 11 da Coleção Folha Livros que Mudaram o Mundo, que chega às bancas no próximo domingo, dia 21/11.
Não é incomum ver o grego Aristóteles (384 aC. - 322 aC.) citado como um dos gênios mais vastos do mundo antigo, no sentido de que abrangeu todas as ciências de seu tempo e ainda criou outras.
Física, poesia, metafísica, teatro, música, lógica, retórica, ética, política, biologia: parecia não haver assunto que escapasse de seu campo de interesse.
Aristóteles nasceu em Estagira, na Trácia, mudando-se aos 17 anos para Atenas, onde ingressou na Academia de Platão, filósofo do qual três textos ("Apologia de Sócrates", "O Banquete" e "Fedro") constituem o volume 5 da Coleção Folha e que exerceriam influência decisiva no jovem pensador.
Com a morte do mestre, em 347 a.C., retirou-se para Missias, onde se casou.
A convite de Felipe 2º, transferiu-se para a Macedônia em 343 a.C., assumindo a educação do filho do monarca -que, mais tarde, subiria ao trono, tornando-se conhecido como Alexandre, o Grande (356 a.C-323 a.C.)
Aristóteles acompanhou o discípulo à Ásia, vindo depois a fixar residência em Atenas, onde fundou uma escola em um bosque dedicado a Apolo Lício -de Lício veio o nome Liceu.
"A Política" é vista como uma síntese do pensamento aristotélico, devido ao caráter abrangente conferido à obra.
Em sua "Ética a Nicômaco", o pensador grego afirma: "a política utiliza-se de todas as outras ciências, e todas elas perseguem um determinado bem, o fim que ela persegue pode englobar todos os outros fins, a ponto de este fim ser o bem supremo dos homens".


Texto Anterior: Vanessa vê TV: Ioga para homicidas
Próximo Texto: Ferreira Gullar: Ah, se não fosse a realidade!
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.