São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

SBT agora quer tirar o Nacional da Globo

Divulgação/Rede TV!
PERU Luciana Gimenez grava anteontem, com o padre-cantor Antonio Maria, o "Superpop" que a Rede TV! exibe na noite do dia 24; a edição natalina do programa será a mais comportada do ano

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O SBT começou anteontem a negociar com o Clube dos 13 a compra dos direitos do Campeonato Brasileiro de 2003. Na próxima semana, a emissora vai entregar uma proposta formal à entidade que congrega os principais times de futebol do país.
Na prática, o SBT está mais uma vez declarando guerra à Globo. O Brasileiro é um produto muito caro, mas não impossível, para uma emissora que vai faturar cerca de R$ 550 milhões neste ano (menos de um quarto do que a rival). No mínimo, o SBT pode conseguir encarecer o Brasileiro-03 para a Globo, que vem pechinchando.
A tentativa de tirar o principal campeonato nacional da Globo é uma resposta do SBT à ameaça da rival de pedir na Justiça a anulação de seu contrato com a Federação Paulista de Futebol (FPF) pelo Paulista de 2003. A Globo argumenta que a FPF ofereceu o Paulista ao SBT em condições mais vantajosas (mais jogos) do que a ela. E tem o direito de cobrir todas as propostas de outras TVs.
A Globo tem os direitos do Brasileiro até 2005. Mas os valores antes acertados estão sendo revistos. A rede oferece pelo Nacional de 2003, que terá oito meses, R$ 127 milhões (só TV aberta), quase o mesmo que pagou pelo de 2002, com cinco meses.
A proposta do SBT, segundo um alto executivo da emissora, envolve "mais do que dinheiro" e mudaria "a história do marketing esportivo do país".

OUTRO CANAL

Apatia 1
A intervenção da Globo, que substituiu há duas semanas o autor original de "Esperança" Benedito Ruy Barbosa por Walcyr Carrasco, já praticamente resolveu os problemas de produção da novela das oito. Carrasco já abriu uma frente de mais de uma semana entre a entrega dos textos e a exibição dos capítulos.

Areia 2
Mas o ibope de "Esperança" ainda não decolou, como a Globo esperava, apesar de algumas mudanças feitas por Carrasco. Nesta semana, oscilou entre 35 (anteontem) e 37 pontos na Grande São Paulo, o mesmo que vinha dando antes da intervenção.

Ofensiva
Depois de tirar da Record a TV Pampa, de Porto Alegre, a Rede TV! está em "negociações avançadas" com a afiliada da Band em Vitória (ES). Quer ampliar sua rede nacional.

Balanço
O "Globo Esporte" faz de segunda-feira até o dia 29 uma retrospectiva de 2002 no mundo dos esportes. As reportagens terão quatro minutos cada e estão mobilizando uma equipe de 25 profissionais.

Diplomacia
Para evitar problemas com o futuro governo, a direção da Rede TV! proibiu o humorista João Kléber de fazer uma sátira de Lula em especial que a emissora exibe no dia 23. O presidente eleito foi substituído por imitação de Silvio Santos.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Kelly Key estoura o mercado!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.